Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE UNIFAGOC

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ALFABETIZAÇÃO SOB MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: a importância desta díade na educação e saúde da pessoa assistida diante ao enfrentamento das dificuldades de aprendizagem
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, José de Alencar Ribeiro Neto, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2023-03-28

Resumo


Introdução: A alfabetização consiste em um processo solidificado na apropriação da leitura e escrita, sendo considerada imprescindível para o desenvolvimento humano. Contudo, por vezes, frente a este aprendizado, pessoas com transtornos de aprendizagem ou deficiência, apresentam dificuldades em sua execução. Esta parcela populacional possui necessidades educativas especiais e quando não realizam um atendimento especializado apresentam maiores inabilidades no cenário escolar. As intempéries presentes no âmago educativo deste grupo de pessoas podem gerar reações fisiológicas, comprometendo até mesmo a saúde, visto que para que o aprendizado ocorra de forma significativa e qualitativa a mediação do processo de alfabetização deve ser sempre alicerçada a inclusão e ao apoio correto no seguimento escolar. A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que visa investigar as intemperanças presentes no processo ensino-aprendizagem fornecendo estratégias educativas adentradas as necessidades individuais de cada educando, sendo um recurso potencializador para alunos que apresentam dificuldades escolares. Objetivo: O presente ensaio objetiva salientar a importância do estudo e aprendizado da alfabetização sob mediação psicopedagógica como potencializadora ao enfrentamento das dificuldades escolares e elo para um processo ensino-aprendizagem tendo preservada a educação e saúde da pessoa assistida. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de livros e artigos referentes a temática, assim como, no estudo da alfabetização alicerçada a psicopedagogia e o impacto deste atendimento especializado na educação e saúde de pessoas que apresentam necessidades educativas especiais. Resultados e discussão: O âmbito educativo concerne a um espaço que deve ser profícuo ao processo ensino-aprendizagem, não sendo apenas composto por uma estrutura física, visto que para se efetivar o conhecimento uma das mais importantes variáveis é a percepção humana do cenário escolar circundante e a motivação para minimizar, ou em alguns casos até mesmo superar as possíveis dificuldades presentes. Contudo, as fragilidades educativas, que se instalam em educandos que apresentam necessidades educativas especiais trazem um vínculo negativo com a aprendizagem, pois este grupo de pessoas, por vezes, buscam incansavelmente corresponder as exigências do sistema educacional, mas devido as suas características próprias não serem valoradas e utilizadas como estratégia para um ensino individualizado, não conseguem atender as expectativas. Assim sendo, são lamentavelmente experimentadas, de maneira mais enfática neste estudo no campo da alfabetização, diversas sensações negativas, especialmente de incapacidade frente ao aprendizado, gerando profundo desgaste no cerne da saúde e educação, sendo a mediação psicopedagógica um bálsamo para a condução de estratégias educativas oportunizadoras a inclusão escolar e retomada da crença positiva de cada educando em si. Conclusão: Conclui-se que, em consonância as afirmativas explanadas, o atendimento psicopedagógico na mediação de estímulos pedagógicos a alfabetização de alunos com necessidades educativas especiais se concretiza como um basilar de inclusão escolar sob o olhar acurado de um processo ensino-aprendizagem saudável e educativo.

 

PALAVRAS-CHAVE

Alfabetização; Mediação; Psicopedagogia; Saúde; Educação.