Última alteração: 2023-03-28
Resumo
Introdução: Na sociedade vigente, sabe-se que a Libras é de grande relevância para a inclusão social, já que aprendê-la é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, incluindo pessoas com deficiência auditiva a vida social. Conforme a Lei n°10.436 os serviços de saúde devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo. É de extrema importância um acadêmico de medicina ter cursado Libras como matéria obrigatória, por ofertar melhores condições de atendimento a quem necessita. É notório que aprender a Língua Brasileira de Sinais é uma forma de evolução, seja ela pessoal ou profissional, sendo que no âmbito da atividade laboral há o fato de que quem entende a importância e necessidade de saber Libras tem uma grande oportunidade no mercado de trabalho. Já no contexto social saber a língua brasileira de sinais faz com que a sociedade seja mais acolhedora e acessível às pessoas surdas. Objetivo: Este estudo visa evidenciar a importância da disciplina de Libras como matéria obrigatória no curso de medicina, de modo que o aluno aprenda a reconhecer através de um processo de aprendizagem teórica e prática a importância da Língua Brasileira de Sinais e possa sobretudo oferecer melhor atendimento aos seus pacientes surdos, dessa forma contribuindo com uma melhor qualidade de vida de toda população, visto que aprender Libras é necessário para o desenvolvimento no convívio social e emocional para o deficiente auditivo e para todos em sociedade. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de livros, artigos e sites. Os resultados apontam a importância da inclusão da disciplina de Libras na formação dos acadêmicos fornecendo o domínio da Língua Brasileira de Sinais, permitindo que o aluno compreenda os seus futuros pacientes, com a capacidade de entender e se comunicar em Libras. Resultados e discussão: A inclusão do aprendizado em Libras no processo acadêmico é extremante importante, já que se pressupõe que essa inclusão possibilita, por exemplo, a construção de um processo linguístico comunicativo, de aprendizado e de uso social, incentivando a construção do conhecimento através da interação com a Língua Brasileira de Sinais na sociedade. O ensino de Libras no meio globalizado, com certeza é algo que pode beneficiar a comunidade, a metodologia bilíngue pode abrir novas oportunidades influenciando no desenvolvimento acadêmico, afinal, os discentes são o futuro do mercado de trabalho e quanto mais conhecimento tiverem a acrescentar, melhor. Ainda, a Libras proporciona uma excelente interação das pessoas surdas no espaço social. Conclusão: Conclui-se que, em consonância as afirmativas expostas, a inclusão da matéria Libras como disciplina obrigatória na graduação de Medicina é essencial por educar para uma cultura extremamente rica, a qual se têm a disposição, mas que muitas vezes fica em segundo plano quando é optativa. É salientado que a inclusão é garantida por lei, mas para que o efeito tenha realmente sucesso é preciso a participação e empenho dos alunos em aprender uma língua nova, atitudes que levam a ser um sujeito ativo na sociedade, mais criativo, construtor de conhecimento visando a transformação de um mundo melhor. Portanto, conclui-se que, Libras é um recurso imprescindível e de utilização necessária, seja para a interação da pessoa surda, como também, para o aperfeiçoamento da formação acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE
LIBRAS; disciplina Libras; Saúde; formação acadêmica; inclusão social.