Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE UNIFAGOC

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A LIBRAS NA FORMAÇÃO MÉDICA: a importância da inclusão da disciplina de Libras como matéria obrigatória no curso de medicina
Fernanda Raffaela Nunes Constâncio, Karla Gonçalves Ventorini, Márcia Ferreira Paiva, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2023-03-28

Resumo


Introdução: Na sociedade vigente, sabe-se que a Libras é de grande relevância para a inclusão social, já que aprendê-la é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, incluindo pessoas com deficiência auditiva a vida social. Conforme a Lei n°10.436 os serviços de saúde devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo. É de extrema importância um acadêmico de medicina ter cursado Libras como matéria obrigatória, por ofertar melhores condições de atendimento a quem necessita. É notório que aprender a Língua Brasileira de Sinais é uma forma de evolução, seja ela pessoal ou profissional, sendo que no âmbito da atividade laboral há o fato de que quem entende a importância e necessidade de saber Libras tem uma grande oportunidade no mercado de trabalho. Já no contexto social saber a língua brasileira de sinais faz com que a sociedade seja mais acolhedora e acessível às pessoas surdas. Objetivo: Este estudo visa evidenciar a importância da disciplina de Libras como matéria obrigatória no curso de medicina, de modo que o aluno aprenda a reconhecer através de um processo de aprendizagem teórica e prática a importância da Língua Brasileira de Sinais e possa sobretudo oferecer melhor atendimento aos seus pacientes surdos, dessa forma contribuindo com uma melhor qualidade de vida de toda população, visto que aprender Libras é necessário para o desenvolvimento no convívio social e emocional para o deficiente auditivo e para todos em sociedade. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de livros, artigos e sites. Os resultados apontam a importância da inclusão da disciplina de Libras na formação dos acadêmicos fornecendo o domínio da Língua Brasileira de Sinais, permitindo que o aluno compreenda os seus futuros pacientes, com a capacidade de entender e se comunicar em Libras. Resultados e discussão: A inclusão do aprendizado em Libras no processo acadêmico é extremante importante, já que se pressupõe que essa inclusão possibilita, por exemplo, a construção de um processo linguístico comunicativo, de aprendizado e de uso social, incentivando a construção do conhecimento através da interação com a Língua Brasileira de Sinais na sociedade. O ensino de Libras no meio globalizado, com certeza é algo que pode beneficiar a comunidade, a metodologia bilíngue pode abrir novas oportunidades influenciando no desenvolvimento acadêmico, afinal, os discentes são o futuro do mercado de trabalho e quanto mais conhecimento tiverem a acrescentar, melhor. Ainda, a Libras proporciona uma excelente interação das pessoas surdas no espaço social. Conclusão: Conclui-se que, em consonância as afirmativas expostas, a inclusão da matéria Libras como disciplina obrigatória na graduação de Medicina é essencial por educar para uma cultura extremamente rica, a qual se têm a disposição, mas que muitas vezes fica em segundo plano quando é optativa. É salientado que a inclusão é garantida por lei, mas para que o efeito tenha realmente sucesso é preciso a participação e empenho dos alunos em aprender uma língua nova, atitudes que levam a ser um sujeito ativo na sociedade, mais criativo, construtor de conhecimento visando a transformação de um mundo melhor. Portanto, conclui-se que, Libras é um recurso imprescindível e de utilização necessária, seja para a interação da pessoa surda, como também, para o aperfeiçoamento da formação acadêmica.

PALAVRAS-CHAVE

LIBRAS; disciplina Libras; Saúde; formação acadêmica; inclusão social.