Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE UNIFAGOC

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ODONTOLOGIA NAS MÍDIAS DIGITAIS: o impacto psicológico na sociedade
Thiago da Silva Santos Malta, Samira Ricardo Pinheiro Oliveira e Souza, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2023-03-28

Resumo


Introdução: O medo se trata de um sentimento natural que instintivamente colabora para a autopreservação e sobrevivência do indivíduo, alertando para possíveis ameaças que o mesmo possa estar exposto. Nota-se que é de longa data a associação pela sociedade da consulta com o profissional cirurgião-dentista nas clínicas odontológicas ou em unidade hospitalar com os sentimentos de medo e aversão. Observa-se com frequência no cotidiano odontológico a reação de fuga e a não procura do profissional de odontologia para a prevenção de agravos em saúde bucal, buscando o mesmo apenas quando se encontra com extrema dor e não se consegue mais evitar a procura pelo profissional para atendimento. Nos dias atuais, com o avanço tecnológico, a consolidação de celulares e computadores tornou mais fácil o uso da internet e a popularização das redes sociais, o que favoreceu a divulgação de perfis profissionais e acadêmicos na área de odontologia, que vem sendo bem difundidos na sociedade, tendo o seu lado positivo na divulgação do profissional, orientação, prevenção de pequenos riscos e também o seu lado negativo, no excesso de informação e mídias inadequadas direcionadas para um público não selecionado. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo destacar a importância e os impactos da seleção do conteúdo postado nas mídias digitais pelos acadêmicos do curso de odontologia e também pelos profissionais já formados e que se encontram no mercado de trabalho, contribuindo para a redução da aversão e medo da população dos procedimentos prestados pelo profissional cirurgião-dentista em suas mais diversas áreas. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica sobre os fatores causadores de medo e pânico das consultas odontológicas na sociedade. Resultados e discussão: As mídias digitais e as redes sociais tomaram grandes proporções na atualidade com o avanço da comunicação, das pesquisas, do entretenimento, dos relacionamentos, das compras e das vendas. Aliado a esse crescimento, encontra-se a divulgação de serviços em saúde por meio de perfis profissionais, veículo de informações para estudantes das mais diversas áreas e a população de um modo geral, como por exemplo, as doenças, os modos de prevenção e o seu devido tratamento clínico ou cirúrgico. Dessa forma, acredita-se que a ausência do conhecimento do paciente frente ao procedimento odontológico a ser realizado no consultório ou a nível hospitalar, pode acarretar uma maior chance de respostas negativas, como o medo e a ansiedade, porém o excesso de informação visual desnecessária relacionada ao procedimento invasivo para leigos, também pode gerar tais sentimentos negativos. Conclusão: Diante das afirmativas expostas, conclui-se que, é de grande responsabilidade e importância a seleção dos conteúdos de cunho informativo relacionado à prática odontológica pelos profissionais e acadêmicos, direcionando esses conteúdos de acordo com o perfil do seu público seguidor, para que assim se possa reduzir e controlar os danos relacionados ao medo e aversão da população leiga aos procedimentos odontológicos. Dessa forma, uma orientação adequada seria tornar a utilização de mídias digitais menos impactantes para leigos, ademais o investimento no apoio psicológico humanizado e individualizado é de suma importância, assim, nota-se que contribui para uma melhor experiência ao paciente e reduz os danos psicológicos.

PALAVRAS-CHAVE:

Medo; Relação dentista-paciente; Odontologia.