Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE UNIFAGOC

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O PAPEL DA LIBRAS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES SURDOS: importância da língua de sinais como recurso comunicativo no tratamento clínico de forma humanizada
Carolayne Marco Siqueira, Elizabeth De Oliveira Lopes Geraldo, Evelaine Cristina, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2023-03-28

Resumo


Introdução: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é essencialmente, um dos maiores recursos edificantes para a oportunização de inclusão social e educativa das pessoas surdas. Entretanto, ainda existem vários pilares sociais que impedem que os indivíduos surdos sejam inseridos na população de forma positiva. Nessa razão, apresenta-se uma intempérie significativa, se trata da falta de conhecimento dos profissionais de odontologia da língua de sinais, em virtude de muitas faculdades, ainda, tanto públicas quanto particulares não oferecerem a matéria de libras como obrigatória na grade de ensino. Logo, o cirurgião dentista não consegue comunicar com o paciente nem coletar informações necessárias para identificar qual o melhor plano de tratamento diagnóstico e prognóstico, considerando informações como tempo de evolução das lesões, alimentação, frequência de escovação, para que o profissional consiga executar o tratamento mais indicado a cada paciente. Objetivo: O presente ensaio objetiva destacar a importância da integração do estudo da língua de sinais (LIBRAS) no curso de Odontologia, uma vez que irá contribuir para a inserção dos indivíduos surdos nos ambientes sociais e além disso irá favorecer a comunicação entre o profissional da odontologia e a pessoa surda assistida. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de artigos referentes ao atendimento na área da saúde aos pacientes surdos no cerne da comunicação, além de leis asseguradas preconizando a inserção social desta parcela populacional. Resultados e discussão: Nos serviços de saúde a comunicação é a porta de entrada para estabelecer um elo de confiança entre profissional e paciente, o que possibilita maior compreensão entre ambas as partes e identificação humanizada e integral de suas necessidades. Para os profissionais da saúde, a comunicação com os pacientes surdos se apresenta como um obstáculo na maioria dos casos, o que faz com que haja, muitas vezes, estratégias comunicacionais, como leitura labial, mímica, escrita entre o cirurgião-dentista e o paciente .Nesse sentido, esse grupo de indivíduos acaba procurando um profissional odontológico poucas vezes , o que infelizmente atrapalha a qualidade de vida dessa parcela da população , uma vez que não averiguando a saúde bucal com recorrência, medidas preventivas não são aplicadas como métodos corretos de escovação, limpeza bucal, acompanhamento de cáries existentes . Conclusão: Portanto, diante dessa situação conclui-se que os indivíduos surdos, ainda, não são totalmente inseridos na sociedade, visto que em relação a saúde odontológica enfrentam muitos obstáculos na comunicação com o profissional. Nessa razão, uma abordagem junto aos surdos mostra quão proeminente é a necessidade de que aspectos da comunicação sejam melhor estudados e abordados no contexto da promoção de saúde coletiva. Formar e informar os profissionais da Odontologia sobre o uso de LIBRAS certamente potencializará a penetração desta profissão no mundo dos surdos, reduzindo as distâncias aferidas nesta pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE:

LIBRAS, Odontologia, comunicação.