Última alteração: 2018-08-12
Resumo
Introdução: A avaliação neuropsicologica é um procedimento que tem por obejtivo avaliar as funções cognitivas e práxias dos pacientes, buscando explicar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção. Além de alterações cognitivas específicas, como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento.
Objetivo: Tem como obejtivo, avaliar, investigar e criar hipóteses diagnóticas e a ao identificar habilidades e déficits, traçar um plano de tratamento para o paciente.
Metodologia: Os testes de atenção concentra, atenção sustentada, memória visual, memória auditiva (AC, EASV, TEPIC-M, RVLT), foram submetidos em 40 indivíduos, com faixa etária de 17 a 60 anos e com níveis de escolaridade diferentes.
Resultado: Observa-se a capacidade do paciente em focar em determinado estímulo estímulo visual identificando semelhanças entre o estímulo apesentado e os disponíveis. Possibilita também, avaliar a capacidade do indivíduo em focalizar, selecionar e manter a atenção em estímulos alvo, dentre vários estímulos. Pode-se avaliar a capacidade do paciente em recuperar informações num curto espaço de tempo, ou seja, a memória visual por meio de estímulos figurais, avalia- se também a memória recente, a aprendizagem vebal e observa a capacidade de informação absorvida em determinado período de tempo.
Conclusão: Diante da prática, alcaçou-se experiência para maior explosão no campo de neuropsicologia e nas avalições.