Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Atividade neuropsicológica realizada por alunos de Psicologia e sua importância para a prática profissional.
Ana Luiza Santos, Dalila Nogueira Lopes, Alexandre Augusto L Macedo Correa

Última alteração: 2018-08-12

Resumo


Introdução: A neuropsicológia é uma especialidade da psicologia que estuda a associação do comportamento humano sob a ótica do funcionamento do cérebro, sendo também uma disciplina obrigatória para o curso de graduação em psicologia. Deste modo, foi solicitado uma atividade aos alunos do terceiro período de psicologia da instituição FAGOC uma experiência prática daquilo que estavam estudando teoricamente. A atividade se tratava de uma avaliação neuropsicológica em que os alunos deveriam aplicar testes psicológicos em dez indivíduos, sendo eles: Teste de atenção concentrada (AC), teste de aprendizagem auditivo-verbal (RAVLT), teste pictórico de memória (TEPIC-M) e escala de atenção seletiva visual (EASV).

Objetivo: Teve-se como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos sobre as técnicas e instrumentos de aplicação dos testes e elaboração de laudos, bem como a detecção e compreensão de possíveis problemas na memória, atenção e aprendizagem.

Método: O estudo fora realizado através da aplicação e correção dos testes psicológicos, sendo preciso calcular nos testes AC, TEPIC-M e EASV o percentil e a classificação do indivíduo de acordo com a tabela exigida para a correção.  Em RAVLT verificou-se através de cálculos o encore de aprendizagem (EA), o encore total de aprendizagem (ETA), o percentil de aprendizagem, o índice de transferência proativa (ITP) e o índice de interferência retroativa (ITR).  Na elaboração dos laudos deveria conter informações que são fundamentais para sua construção como: dados do avaliado, procedimentos e instrumentos, resultado e por fim a conclusão.

Resultado:  O resultado final foi possível através da análise particular de cada dado coletado, levando sempre em consideração o sexo, a idade e a escolaridade de cada indivíduo. Deste modo, não foi possível apresentar uma classificação e uma média geral da população estudada, pois, cada indivíduo apresenta sua especificidade social e biológica.  Porém, no desenvolvimento de cada laudo essas especificidades foram apresentadas de forma estratificada sendo possível realizar uma conclusão geral do resultado para o indivíduo analisado.

Conclusão: A experiência apreendida pela atividade é de fundamental importância para o desenvolvimento da carreira do profissional em formação, permitindo através da prática analisar, compreender, identificar e articular os dados coletados, descrevendo-os em um laudo que terá como finalidade apresentar através da avaliação dos testes uma conclusão de uma condição psicológica. Ainda a atividade permite que o acadêmico na execução da profissão tome decisões claras ao traçar um método de tratamento ou prevenção na identificação de determinada patologia.

Palavras-chave


psicologia, neuropsicologia, testes psicológicos, atividade neuropsicológica, laudo psicológico