Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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Um novo olhar sobre a prática enquanto discente de Psicologia
Maria Paula Abelha Monteiro de Castro Cortez

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


O objetivo deste trabalho é fazer um relato de caso clínico, atentido através do projeto de extensão em atendimento infantil com abordagem cognitiva comportamental. O paciente atendido é uma criança, S.M, de três anos, acompanhado pela mãe, que relata queixa de agitação excessiva, além de uma indicação da escola para procura de atentimento psicológico e um diagnóstico médico de déficit de atenção. A mãe relatou que o relacionamento do filho com outras crianças era quase inexistente, não havendo interação, ou compartilhamento de brincadeiras/brinquedos, além da falta de paciência da criança em ambientes movimentados, barulhentos e fora de sua rotina. Logo de início, foi questionado o diagnóstico dado pelo médico, uma vez que se trata de uma crianças de apenas três anos. Como metodologia, foi utilizado o atendimento clínico individual com S.M e sessões de orientação com a mãe. Na primeira sessão, S.M chega ao atendimento com dificuldades em deixar a mãe fora das sessões, situação que continuou no decorrer de 4 sessões. Foram feitas visitas na escola que a criança frequenta para um melhor entedimento de seu ambiente. Após um laço terapêutico ser estabelecido, e intervenções relacionadas a habilidades sociais e alimentação, S.M obteve uma melhorade interação com crianças de sua idade, compartilhamento de atividades, interesse em conhecer novos alimentos, um processo que durou cerca de cinco meses. O paciente continua em atendimento. A experiência em tornar a teoria envolvente em sala de aula para a prática clínica envolveu grandes desafios, que permitiram ver a importância do contato com a prática e um novo olhar para um caminho que está sendo aberto enquanto discente de Psicologia.

Palavras-chave


Psicologia; Atendimento Infantil; Terapia Cognitiva Comportamental