Última alteração: 2018-08-12
Resumo
PÚBLICO ALVO: Pessoas portadoras de Alzheimer, que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumas cranioencefálico (TCE).
OBJETIVO: Contribuir para a reabilitação neuropsicológica dos pacientes, estimulando suas habilidades cognitivas, com o intuito de melhorar o desempenho, funcionalidade e a qualidade de vida dessas pessoas.
METODOLOGIA: Primeiro será feita uma triagem dos candidatos:
1- Entrevista inicial; Formulário de estilo de vida; Suporte social; Início da aplicação do teste Luria.
2- Formulário de Qualidade de vida (SF36); Teste Memória + Atenção (BGFM4); continuação do teste Luria.
3- Testes Pictório (M. visual), Atenção Difusa (BGFM1); término do teste Luria.
4- Formulários de Ansiedade e Depressão; teste de INVerbal e Rey RAVLT.
Após o preenchimento destes formulários e a aplicação dos testes será avaliada a demanda dos candidatos para a elaboração do processo de intervenção de cada paciente. O paciente terá acompanhamento com neuropsicólogo, nutricionista e professor de educação física.
RESULTADOS: O projeto, de cunho social, terá a participação dos alunos do curso de psicologia da Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC) e está na fase inicial, de preparação dos discentes. Além de melhorar o nosso aproveitamento acadêmico, pois será necessário aprofundarmos mais nos conteúdos das disciplinas, será um grande aprendizado pessoal, como ser humano. Começaremos a ver na prática o que nos é passado na teoria e isso é de fundamental importância para uma boa formação profissional.
Palavras-chave: Neuropsicologia; Reabilitação; Intervenção.