Última alteração: 2018-05-23
Resumo
Objetivo geral: O presente trabalho busca analisar se a escola, em seu funcionamento, em sua estrutura, em seus mecanismos de ensino-aprendizagem e avaliação se apresenta como espaço de exclusão e de que modo isso ocorre. Pretende compreender historicamente o papel do processo educacional e contribuir para uma educação mais viva e humana.
Metodologia: A pesquisa foi exploratória e descritiva, baseando-se na análise documental e bibliográfica.
Discussão: A escola cumpre uma função de grande relevância para a sociedade como um todo. Entretanto, no que se refere ao seu espaço físico, este é caracterizado do mesmo modo que se apresentava no século XIX. Ocorreram significativas mudanças, através das inovações tecnológicas e do surgimento da internet, porém esta instituição se encontra distante da realidade contemporânea, na medida em que as próprias crianças são vistas fora do contexto ao qual pertencem. Os professores estão mais preocupados em dar todo o conteúdo a tempo, para que seus alunos obtenham bons resultados nos vestibulares ou em encaminhá-los, para que recebam o diagnóstico de algum transtorno. Na escola, em geral, não há espaço para os afetos, para o corpo e nem mesmo para o pensamento e a reflexão.
Resultados: É possível afirmar que as questões mais pertinentes no contexto escolar e as dificuldades que nele se apresentam estão de alguma maneira relacionadas à exclusão. Casos como o do aluno que matou dois colegas dentro de uma escola em Goiânia, tendo como justificativa o bullying que sofria, o aumento do número de suicídio entre jovens em idade escolar ou a própria violência cotidiana, a dificuldade de aprendizagem e a evasão escolar apontam para a necessidade de mudança e de um olhar crítico sobre a dinamicidade que a escola engloba e os desafios que enfrenta.