Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
Contribuições de um estágio em Psicologia Escolar: relato de experiência
Cristina Toledo, Joana Cardoso Lopes Venâncio, Dyanny Kerolein Santos Francisco, Eduardo Antonio Pereira Lima

Última alteração: 2018-05-18

Resumo


O presente resumo tem como objetivo a exposição do trabalho realizado como parte da disciplina de Estágio Básico II do curso de Psicologia da Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC).  O estágio está sendo exercido em uma escola particular, situado na cidade de Ubá, no estado de Minas Gerais, pelos alunos do 5º período de psicologia, que estão trabalhando com as turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental. A finalidade do estágio é, além de preparar os estagiários para a prática da psicologia escolar, conhecer a demanda do Colégio,as necessidades de cada turma e trabalhar com os alunos suas dificuldades acerca delas. Como método para se atingir esse propósito, os estagiários estão trabalhando com a aplicação de dinâmicas e rodas de conversa acerca dos temas propostos. Para a escolha dos temas foi utilizada uma dinâmica simples: eles escreveram em um papel, anonimamente, três sugestões de temas diferentes para serem utilizados em sala de aula durante o ano em que o estágio será realizado. Os papeis foram colocados em uma caixa e, abrindo um a um, os temas foram escritos no quadro onde foi feito uma contagem, com o intuito de todos serem trabalhados, na ordem em que mais tinham sido solicitados. Os temas escolhidos pelo 7º ano, em ordem do mais pedido para o menos pedido foram: Ansiedade, Comportamento, Respeito, Bullying, Depressão, Relações Interpessoais, Sexualidade e Preconceito. Já o 6º ano escolheu os seguintes temas: Comportamento, Respeito, Sexualidade, Preconceito, Bullying, Emoções e Ansiedade. É notável a diferença da importância que as turmas dão para o tema Ansiedade, no 7º ano foi o mais solicitado e no 6º o menos. Após as escolhas dos temas, foi estruturada uma metodologia de trabalho pautada na seguinte forma: cada encontro tem um tema a ser trabalhado, podendo ser estendido para mais encontros se necessário, nos quais são feitos uma breve roda de conversa acerca deles, abordando o papel da psicologia com os mesmos e tirando eventuais dúvidas. Depois, uma dinâmica de grupo é realizada, para um maior entendimento dos alunos. O estágio em questão ainda está sendo realizado, com o número total de 6 encontros até então, onde foram trabalhados com o 7º ano os temas Ansiedade e Comportamento e com o 6º ano o tema Comportamento. Ao fim do estágio, espera-se poder comparar a evolução de cada turma e verificar se as demandas apresentadas por eles foram atendidas.


Palavras-chave


Estágio; Psicologia Escolar; Adolescência