Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
A relação entre teoria e prática na Terapia Cognitivo Comportamental com crianças e adolescentes: vivências de um projeto de extensão
Cristina Toledo, Caroline Souza Coelli, Franklin Jefferson Moreira Elias, Maria Paula Abelha Monteiro de Castro Cortez, Larissa Matos de Araújo Pinto, Naiany Aparecida Simões Leitoguinho, Natália Oliveira Magalhães, Roberto Silva Filho

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A prática clínica sempre foi e ainda é uma área de grande interesse pelos graduandos de Psicologia. Ultimamente, a abordagem cognitivo comportamental vem apresentando um crescimento entre os profissionais que optam por esta área, em especial nos atendimentos infanto-juvenis. Sendo assim, esta é uma temática que precisa ser discutida e aprofundada entre os alunos ainda na graduação. Diante disso, buscou-se construir um projeto de extensão com o objetivo de aprofundar os estudos sobre a TCC infantil com os alunos e realizar intervenções clínicas no Centro de Práticas e Pesquisas em Psicologia Nise da Silveira, do curso de Psicologia da FAGOC. Como procedimentos, foram realizados: anamnese, atendimentos individuais, visitas às escolas, orientação aos pais ou responsáveis sobre as demandas dos pacientes e supervisão semanal aos graduandos. Pode-se concluir que o projeto proporcionou um aprofundamento teórico e prático aos participantes, assim como atendimento à comunidade da cidade de Ubá e região.


Palavras-chave


Psicologia clínica; Terapia cognitivo comportamental; Infância; Adolescência