Última alteração: 2018-05-17
Resumo
Introdução: A partir do programa jovem aprendiz percebe-se que além de uma primeira oportunidade de trabalho, há necessidades de discutir neste dado grupo de jovens e adolescentes fatores que dizem respeito a classe social, o acesso as políticas públicas, questões referente a raça, gênero, religião. Desta forma, o presente trabalho demostrará as principais contribuições no processo de ensino e aprendizado ocorrido através de um debate sobre a desigualdade social.
Método: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou na realização de trabalhos, leitura de materiais científicos, busca de referências bibliográficas a respeito do tema proposto. As principais atividades ocorreram no período diurno, com 8 (oito) horas semanais de debates. O debate foi realizado no ano de 2018 no Instituto Realizar de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na cidade de Ubá, Minas Gerais.
Resultado: Os resultados demonstraram que todos os alunos conseguiram colocar seu ponto de vista a respeito da desigualdade social. Segundo a(o) discente do Programa Jovem Aprendiz “a exclusão é algo que lutamos diariamente pelo mundo, no Brasil isso se torna mais evidente tratando-se das questões de gênero, raça e desigualdade social” Segundo a CRENSHAW (2016) ‘a vulnerabilidade da interseccionalidade remete o encontro do indivíduo com as barreiras sociais’. Pode-se dizer que tais sujeitos além de terem suas escolhas pré-determinadas pelo meio, se percebem como impossibilitado devido as construções sociais e as crenças dos grupos ao qual se insere. Através do relacionamento entre os jovens aprendizes e docentes no processo de ensino e aprendizado, verificou-se que os jovens identificaram as quais minorias foram incluídos, ressaltando essa variável como algo prejudicial no desenvolvimento de suas potencialidades e visão de mundo.
Conclusão: Ao fim do trabalho, podemos afirmar que da mesma forma que identificaram essas impossibilidades, os mesmos elaboraram formas de ultrapassar e desconstruir paradigmas sociais afim de promover uma ascensão como indivíduo pleno em sua atuação em sociedade e em seu exercício profissional.