Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
AS (DES)CONSTRUÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO: um debate no programa jovem aprendiz
Gabriela Silva Donadoni, Johnatan Neiva Coelho de Souza, Romário Machado Ferreira, Igor de Castro Abrahão, Matheus Messias de Souza Padilha, Mauricio Gustavo Condé Lopes, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: A partir do programa jovem aprendiz percebe-se que além de uma primeira oportunidade de trabalho, há necessidades de discutir neste dado grupo de jovens e adolescentes fatores que dizem respeito a classe social, o acesso as políticas públicas, questões referente a raça, gênero, religião. Desta forma, o presente trabalho demostrará as principais contribuições no processo de ensino e aprendizado ocorrido através de um debate sobre a desigualdade social.

Método: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou na realização de trabalhos, leitura de materiais científicos, busca de referências bibliográficas a respeito do tema proposto. As principais atividades ocorreram no período diurno, com 8 (oito) horas semanais de debates. O debate foi realizado no ano de 2018 no Instituto Realizar de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na cidade de Ubá, Minas Gerais.

Resultado: Os resultados demonstraram que todos os alunos conseguiram colocar seu ponto de vista a respeito da desigualdade social. Segundo a(o) discente do Programa Jovem Aprendiz “a exclusão é algo que lutamos diariamente pelo mundo, no Brasil isso se torna mais evidente tratando-se das questões de gênero, raça e desigualdade social” Segundo a CRENSHAW (2016) ‘a vulnerabilidade da interseccionalidade remete o encontro do indivíduo com as barreiras sociais’. Pode-se dizer que tais sujeitos além de terem suas escolhas pré-determinadas pelo meio, se percebem como impossibilitado devido as construções sociais e as crenças dos grupos ao qual se insere. Através do relacionamento entre os jovens aprendizes e docentes no processo de ensino e aprendizado, verificou-se que os jovens identificaram as quais minorias foram incluídos, ressaltando essa variável como algo prejudicial no desenvolvimento de suas potencialidades e visão de mundo.

Conclusão: Ao fim do trabalho, podemos afirmar que da mesma forma que identificaram essas impossibilidades, os mesmos elaboraram formas de ultrapassar e desconstruir paradigmas sociais afim de promover uma ascensão como indivíduo pleno em sua atuação em sociedade e em seu exercício profissional.


Palavras-chave


Discussões, desigualdade social, Paradigmas.