Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

Tamanho da fonte: 
A importância da didática no processo de ensino e aprendizado
Johnatan Neiva Coelho de Souza, Romário Machado Ferreira, Mauricio Gustavo Condé Lopes, Gabriela Silva Donadoni, Igor de Castro Abrahão, Matheus Messias de Souza Padilha, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: A didática é um processo da ciência pedagógica que tem por finalidade o ensino de técnicas que favorecem o aprendizado dos alunos através da mediação do professor instrutor. Sabe-se que as construções individuais são processos gradativos e contínuos na vida do ser humano, sendo de suma importância para a construção do conhecimento. Deste modo, o docente possui papel fundamental na orientação deste indivíduos, corroborando com a sua vivência teórica e prática e com a construção do pensamento crítico. No entanto, cabe aos discentes está disposto e motivado para que tais construções sejam realizadas. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar os principais comportamentos dos alunos numa instituição privada.

Método: Trata-se de um trabalho observacional e descritivo. As observações ocorreram em doze (12) horas numa sala de aula. As principais atividades desenvolvidas e em observação foram: trabalhos em sala, provas, rodas de conversas e aulas expositivas.

Resultado: Ser docente na era da informação é uma tarefa muito difícil, devido ao avanço tecnológico. Presenciar no dia-dia a mudança de comportamento, permitiu ao mediador a construir uma percepção crítica da realidade que o cerca, dando espaço aos discentes para demonstrarem suas habilidades, competências, angustias e os pontos a serem melhorados. Após as observações, foi nítido as mudanças comportamentais. Antes os discentes eram rotulados como hiperativos, bagunceiros, etc. Mediante a substituição do docente, adentrou-se um docente iniciante que permitiu aos alunos a expressarem suas opiniões, buscando sempre a ouvir e estimular os mesmo para darem a sua melhor performance pra aula. Segundo a discente da turma “os alunos melhoraram bastante eles estão mais participativos, a postura mudou, a visão de mundo e a capacidade crítica”. Dentro das relações entre docente e discentes percebemos que os relacionamentos interpessoais foram permeados pelo afeto e respeito, processo que permitiu maior descentralização do modelo verticalizado das instituições e fomentou a construção horizontalizada no processo de ensino e aprendizado.

Conclusão: Mediante as observações, pode-se concluir que os relacionamentos interpessoais permitiram aos discentes a compreenderem as diversidades culturais encontradas no âmbito institucional e sua importância no reflexo de ensino e aprendizado. Sendo assim, ser criativo e inovador diante das múltiplas singularidades, contribuem para o olhar crítico e visionário dos alunos.


Palavras-chave


Ensino, Comportamento, visão