Última alteração: 2018-05-17
Resumo
Introdução: A didática é um processo da ciência pedagógica que tem por finalidade o ensino de técnicas que favorecem o aprendizado dos alunos através da mediação do professor instrutor. Sabe-se que as construções individuais são processos gradativos e contínuos na vida do ser humano, sendo de suma importância para a construção do conhecimento. Deste modo, o docente possui papel fundamental na orientação deste indivíduos, corroborando com a sua vivência teórica e prática e com a construção do pensamento crítico. No entanto, cabe aos discentes está disposto e motivado para que tais construções sejam realizadas. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar os principais comportamentos dos alunos numa instituição privada.
Método: Trata-se de um trabalho observacional e descritivo. As observações ocorreram em doze (12) horas numa sala de aula. As principais atividades desenvolvidas e em observação foram: trabalhos em sala, provas, rodas de conversas e aulas expositivas.
Resultado: Ser docente na era da informação é uma tarefa muito difícil, devido ao avanço tecnológico. Presenciar no dia-dia a mudança de comportamento, permitiu ao mediador a construir uma percepção crítica da realidade que o cerca, dando espaço aos discentes para demonstrarem suas habilidades, competências, angustias e os pontos a serem melhorados. Após as observações, foi nítido as mudanças comportamentais. Antes os discentes eram rotulados como hiperativos, bagunceiros, etc. Mediante a substituição do docente, adentrou-se um docente iniciante que permitiu aos alunos a expressarem suas opiniões, buscando sempre a ouvir e estimular os mesmo para darem a sua melhor performance pra aula. Segundo a discente da turma “os alunos melhoraram bastante eles estão mais participativos, a postura mudou, a visão de mundo e a capacidade crítica”. Dentro das relações entre docente e discentes percebemos que os relacionamentos interpessoais foram permeados pelo afeto e respeito, processo que permitiu maior descentralização do modelo verticalizado das instituições e fomentou a construção horizontalizada no processo de ensino e aprendizado.
Conclusão: Mediante as observações, pode-se concluir que os relacionamentos interpessoais permitiram aos discentes a compreenderem as diversidades culturais encontradas no âmbito institucional e sua importância no reflexo de ensino e aprendizado. Sendo assim, ser criativo e inovador diante das múltiplas singularidades, contribuem para o olhar crítico e visionário dos alunos.