Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol III (2018) - n.1 - I Semana de Psicologia - FAGOC

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Teorias e Sistemas Psicológicos Humanistas Existenciais: a construção teórico-prático no âmbito acadêmico
Romário Machado Ferreira, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Introdução: A monitoria é uma modalidade teórico-prática que é destinada aos acadêmicos matriculados em instituições de ensino privadas ou públicas. Sua finalidade é despertar nos discentes o interesse pela carreira acadêmica, fomentando as práticas de ensino e aprendizados diversificados, a fim de atribuir responsabilidades, autonomia e maior vivência sobre as principais relacionadas à docência.  O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais tarefas realizadas durante a monitoria em Teorias e Sistemas Psicológicos Humanistas Existenciais e algumas contribuições para o processo de ensino e aprendizado dos discentes.

Métodos: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou na realização de trabalhos, leitura de materiais científicos, busca de referências bibliográficas, esclarecimentos de dúvidas dos discentes, reuniões com a docente e correções de provas juntamente com a docente. Além disso, utilizou-se de orientações virtuais através do Messenger, WhatsApp; vale ressaltar que as orientações à distâncias foram muito produtivas. As principais atividades ocorreram no período noturno, com 4 (quatro) horas semanais de supervisão. A monitoria foi realizada no ano 2017, na Faculdade Governador Ozanam Coelho, na cidade de Ubá, Minas Gerais.

Resultados: O aprendizado adquirido através desta experiência, apontam que o monitor em questão conseguiu assimilar na articulação teoria e prática os princípios fundamentais da Psicologia Humanistas Existencial. A partir da realização da monitoria, observou-se maior aprendizado dos discentes e do monitor em questão, que através das orientações em grupos e individual, pode-se desenvolver, no coletivo, a sua capacidade de liderança, comunicação e dinamismo em sala de aula. Estar envolvido com o processo de ensino e aprendizado contribuiu de forma significativa para a construção crítica do monitor, pois permitiu elencar pontos a serem melhorados no que diz respeito à sua formação acadêmica. Entre as construções e os aprendizados, destaca-se a relação para com a supervisora, que o orientou no planejamento e na execução das atividades. Além disso, o instigou e o ensinou na elaboração de resumos científicos, na construção dos métodos, das normas cientificas necessárias para a publicação e o apontou a importância das construções teórico-prático no âmbito acadêmico.

Conclusão: Ao final deste trabalho, afirmamos que a experiência da monitoria, é de suma importância para o aprendizado e para o crescimento pessoal, pois permite que os discentes construam bases teóricas sólidas sobre a abordagem da Teorias e Sistemas Psicológicos Humanistas Existenciais, ao mesmo tempo em que contribui para a apropriação dos modos de ser docente e para o crescimento pessoal  e acadêmico do monitor, aumentando a visão crítica e sua responsabilidade como um propagador do conhecimento.

 


Palavras-chave


Monitoria, Experiências, Psicologia Humanista