Última alteração: 2018-06-05
Resumo
Introdução: Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Já a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. O presente trabalho foi realizado no 7° período de psicologia sobre a disciplina gestão de pessoas, cujo principal objetivo é relatar os conceitos de cargos, modelagem do trabalho, desenho de cargos, os modelos de descrição de cargos, as quatros condições para descrever um cargo e os métodos de coletas de dados sobre os cargos.
Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado.
Resultados: Após as leituras da obra do autor Idalberto Chiavenato, alinhados a disciplina gestão de pessoas, podemos apresentar que o cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que pode ser englobado em um todo unificado e que figura uma certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação (a quem presta responsabilidade), os subordinados (sobre quem exerce autoridade) e o departamento ou a divisão nos quais está localizado. Os cargos são intencionalmente desenhados, projetados, definidos e estabelecidos em certa racionalidade: a busca da eficiência da organização. Já a modelagem no trabalho é maneira como as pessoas trabalham nas organizações dependente basicamente de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado. O desenho de cargo por sua vez, envolve a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relação com os demais cargos. É o processo de organizar o trabalho por tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. Mediante a revisão de literatura, foram encontrados três modelos de descrição de cargos, sendo eles: o modelo clássico ou tradicional; mais fundamentado pela administração cientifica, onde as empresas focam muito na pontualidade, na presença do funcionário, entre outros, o modelo humanístico permite ao uma visão mais unificada do sistema organizacional, corroborando com a autonomia e valorização do capital humano, e por último; o modelo contingencial que representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. As quatros condições para descrever um cargo são composta por: Conteúdo do cargo, método e processo de trabalho, responsabilidade, autoridade. A primeira remete a um conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante do cargo deve desempenhar. A segunda é como as tarefas ou atribuições devem ser desempenhadas. Já a responsabilidade é quem o ocupante do cargo deve ser reportar, isto é, quem é o seu superior imediato. E a autoridade é quem o ocupante do cargo deve supervisionar ou dirigir, ou seja, quem são seus subordinados ou as pessoas que dele dependem para trabalhar. Os métodos de coletas de dados sobre os cargos se refere a três modelos, onde ambos devem ser sempre acompanhado pelo analista de cargo e pelo gerente de linha, os principais métodos são: entrevista, questionário e observação.
Discussão: Deste modo, podemos afirmar que a análise e descrição de cargo é de suma importância para que o recursos humanos venham de forma estratégica demonstrar para os talentos existentes na organização e para os recém admitidos quais suas funções definindo com clareza suas responsabilidades para que eles não venham deixar de fazer alguma tarefa ou se sobrecarregar com atividades fora de sua descrição. Portanto, para ter uma análise e descrição de cargos deve-se criar uma correta estrutura de compensação, ajudar a fixar uma faixa salarial na empresa, auxiliar no planejamento de carreiras e promoções e ajudar a esclarecer a descrição de cargos e, assim, aumenta as responsabilidade de pessoal. Sendo assim, possuindo esta ferramenta, a instituição terá um melhor aproveitamento do desempenho de seu pessoal