Última alteração: 2017-09-20
Resumo
Introdução: Torna-se nítido, em toda a história da evolução do ser humano, que a Educação tem significado imprescindível, quando bem instituída, gerando desenvolvimento, ganhos potenciais, avanços significativos em todos os âmbitos dos saberes, garantindo um futuro melhor a todos. O conceito de Educação conforme Martins (2004) sofreu influência do nativismo e do empirismo. O primeiro era entendido como o desenvolvimento das potencialidades interiores do homem, cabendo ao educador apenas exteriorizá-las, e o segundo era o conhecimento que o homem adquiria através da experiência A pedagogia moderna denota que o processo educacional não reside apenas nas escolas, pois elas não são as únicas responsáveis pela educação. A educação tem uma dimensão maior do que propriamente ensinar e instruir, não se esgota nas etapas da legislação. Esta dar-se, ao longo da vida, objetivando a formação integral da pessoa que visa constantemente o aperfeiçoamento em busca da plenitude. Objetivo: Neste âmago, este estudo, implica em promover reflexões acerca da importância da Educação como estratégia viabilizadora à promoção do desenvolvimento integral do ser humano. Metodologia: Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica no intuito de oportunizar análises críticas sobre a Educação e das contribuições advindas do seu exercício prático. Resultados e discussão: No sentido formal, educação é qualquer processo contínuo de formação e ensino, ou seja, da aprendizagem que faz parte de um currículo programático, dentro de uma instituição oficial de ensino, seja ela pública ou privada. Contudo não deve se ater apenas na fundamentação teórica, devendo estar vinculada a práticas objetivando vivenciais sociais. Afinal, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania e tal princípio é indispensável para a participação de todos nos espaços sociais e políticos e para reinserção qualificada no mundo profissional do trabalho. Conclusão: Conclui-se, a partir dos pressupostos teóricos de Freire (1996), que denota que educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como na prática pedagógica proposta. Portanto, a educação, deve partir sempre do sentido de evolução do indivíduo para seu desenvolvimento como pessoa capacitada a assumir responsabilidades, exercer papéis sociais, atuar com autonomia e nutrir-se por valores morais e éticos.