Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: as contribuições das teorias em consonância às práticas educativas rumo à formação integral do ser humano
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Alice Abranches Arthidoro de Castro, Cristiano Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: Decerto, uma das maiores inquietações do indivíduo, deve estar em saber como atingirá o cumprimento de sua missão no mundo e o que é necessário para se fazer verdadeiramente homem. Edgar Morin (2000) afirma que a educação depende da junção dos saberes, porém atualmente persiste, erroneamente, a total fragmentação, divisão, onde se encontra duas linhas de educação: de um lado a escola, dividida em partes, de outro lado à vida, onde os problemas são cada vez mais multidisciplinares, globais e planetários. O teórico denota que a aquisição dos conhecimentos e informações decorrem da educação recebida, provocando a reflexão de que quando recebida pelo ser humano, não pode ser permitida como um divisível. Objetivo: Neste âmago, este estudo, implica em oportunizar reflexões acerca da importância da Educação contextualizada, como pilar propulsor à formação integral do ser humano tendo em consonância teoria e prática.  Metodologia: Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica no intuito de oportunizar análises críticas sobre a Educação assim como, refletir acerca das contribuições possibilitadas por meio da contextualização do ensino às práticas cotidianas. Resultado: A educação do futuro depende dos caminhos optados no presente. Desta forma, é urgente direcionamentos a um pensamento acurado em todos os âmbitos educacionais, sociais, culturais, familiares quando se instiga a resposta para a pergunta de Edgar Morin (2000) como questão fundamental: Qual é a educação que queremos construir para as futuras gerações? Neste contexto, a transformação da atual visão e concepção de educação passa pela transformação do paradigma - simplificador - dominante hoje. A educação é um dos seus produtos, ela é gerada e gera esse paradigma. Conclusão: Conclui-se que a educação necessita ser consolidada por teorias conjuntas às práticas objetivando a formação da pessoa em totalidade, permitindo-a crescer em dignidade, igualdade e conduzindo-a a ser um cidadão ativo em sociedade, contribuindo para um mundo melhor.


Palavras-chave


Educação; Contextualização; Teoria; Prática; Formação