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Relatório de Estágio: Experiência Observacional Numa Unidade Básica De Saúde.
Última alteração: 2017-09-20
Resumo
Introdução: Este relatório contém as informações do estágio realizado juntamente com a equipe do NASF 1, de Ubá. Para consecução e desenvolvimento do estágio foram realizadas diversas visitas no anal do mês de maior e início do mês de junho, com o intuito de conhecer, investigar a dinâmica e estrutura do NASF e dos ESF’s, ou seja, dos atendimentos à população e coordenação/supervisão. A partir de diálogos informais, acompanhamento de reuniões e visitas, foi possível subsidiar a elaboração de uma proposta de intervenção. A fim de realizarmos no segundo semestre. Metodologia: A proposta desta pesquisa foi desenvolvida com o intuito prático de coleta de dados sobre o NASF, ESF’s e suas demandas. Para descrever os procedimentos detalhadamente juntamente com o que foi coletado. Contudo, a relevância desta pesquisa está no fato de conhecer os espaços, os trabalhos e analisar os dados obtidos através das visitas, totalizando visitas que completassem 40 horas de prática, de modo observacional. Foram disponibilizados textos para que tivéssemos bagagem necessária para o entendimento primordial nas visitas. Tais como: “Medicalização um quadro de referência.”; “O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil.”; “Saberes populares e científicos na ESF.”. Logo, disponibilizaram um quadro para que agendássemos as visitas, com horários e locais estabelecidos pelos NASF’s... Resultado: Após algumas supervisões, e a organização do destino, quem iria ao local e o que faríamos, pude comparecer a primeira visita. Era quarta-feira, dia 31 de maio de 2017, às 7h: 30min, na UAPS Bom Pastor, presenciei a sala de espera sobre “Tabagismo,” estavam presentes à equipe do local, no momento coordenada pelo psicólogo L. M. Onde a sala de espera tem intuito de informar e promover a saúde, abordando temas relevantes e abrindo portas para perguntas e respostas. No mesmo dia, porém às 13h, compareci na UAPS Eldorado, onde pude participar da reunião de “Educação Permanente”, estavam presentes a enfermeira responsável pela unidade, os agentes comunitários, a técnica de enfermagem, os profissionais do NASF 1 e a equipe técnica da “Casa da Juventude”. A temática abordada foi sobre a questão do abrigo para crianças e adolescentes, onde foram pontuados os prejuízos que as crianças e adolescentes, que vivem em situações de vulnerabilidade social, corriam e a necessidade para esse acolhimento. Já na quinta-feira, da outra semana, no dia 8 de junho de 2017, às 7h, na UAPS Cohab presenciei a reunião dos NASF’s, estavam presentes os profissionais do NASF 1 e do NASF 2. A reunião teve início com a organização dos planos citados acima, conduzida pela psicóloga do NAFS 1. No mesmo dia, porém às 13h, retornei ao local para presenciar a reunião de “Educação Permanente”, estavam presentes a enfermeira responsável pela unidade, os agentes comunitários, a técnica de enfermagem, o médico, e os profissionais do NASF 1. A reunião teve início com a apresentação de slides sobre o assunto, conduzida pela psicóloga do NAFS 1. Discussão: Diante dos textos lidos, das visitas que foram primordiais para este relatório e para esta análise, concluo, a relevância deste processo onde pude propor uma possível prática na área. Portanto, as experiências advindas do estágio supervisionado contribuem de forma significativa para as construções de nossa percepção de mundo e da nossa realidade. Sendo assim, concluo que o estágio em saúde pública agrega muito valor a formação do psicólogo, pois através das relações interpessoais e grupais compreendemos ainda mais o meio nos circunda.
Palavras-chave
NASF; Estágio Supervisionado; Saúde Coletiva; Saúde Pública; Psicologia;