Última alteração: 2017-09-20
Resumo
Introdução: Segundo Idalberto Chiavenato, manter pessoas é a retenção de talentos dentro da organização fazendo com que os mesmos vistam a “camisa da empresa” e se sintam orgulhosos de pertencê-la. O processo de manutenção de pessoas foi pensado com finalidade de manter o funcionário satisfeito, engajado e motivado com a instituição, lhe sendo asseguradas as condições dignas de trabalhos, seguranças e bem-estar psíquico, social e organizacional. Portanto, o presente trabalho, realizado no 7° período de Psicologia tem como objetivo apresentar de forma esclarecida a ideia do funcionamento deste processo, e a relevância da qualidade de vida organizacional dos colaboradores. Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado. Resultado: A literatura nos apresenta que é o processo que tem por finalidade manter os talentos nas organizações. Este conceito vem apenas coroar as ações feitas com precisão na organização, mostrando a eficácia e coerências nos processos. A importância do mesmo tem um caráter visionário sobre a higiene e segurança no trabalho, com objetivo de assegurar um local livre de riscos desnecessário e de condições ambientais que possa provocar danos à saúde física e mental das pessoas. Afim de manter pessoas para criar condições ambientais e psicológicas satisfatória do trabalho, buscando prevenção no ambiente de trabalho para segurar saúde.
Discussão: Sabe-se que manter pessoas visa criar condições ambientais e psicológicas satisfatória para o trabalho das pessoas, buscando prevenção no ambiente de trabalho para segurar saúde. Portanto manter pessoas requer higiene e segurança no trabalho, favorecendo o ambiente com condições dignas, e não vulnerável. Promovendo qualidade de vida e satisfação no mesmo. Por isso a ideia de investir em qualidade de vida se torna um fator indispensável para o sucesso organizacional, pois irá reduzir custos para empresa pelo motivo de evitar a rotatividade pessoal, o absenteísmo, entre outros.