Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A moderna Gestão de Pessoas.
Romário Machado Ferreira, Rafaela Tolomeu Messias, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: A Gestão de Pessoas é apresenta como uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Além disso, ela é contingencial e situacional, onde depende de vários aspectos, como por exemplo, a cultura das organizações, a estrutura, o contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, e os processos internos e externos. Portanto, o presente trabalho, realizado no 7° período de Psicologia tem como objetivo apresentar os aspectos fundamentais na moderna Gestão de Pessoas e como estes fatores promovem um engajamento do colaborador com a instituição. Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado. Resultado: Por conseguinte, verificamos em diversas leituras que a ‘Moderna Gestão de Pessoas” mantém os seguintes aspectos fundamentais, sendo eles: 1) “As pessoas como seres humanos”, sendo assim, sujeitos dotados de personalidade própria e profundamente diferente entre si, com história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades e competências; 2) “As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais”, sendo elas, elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-las de inteligência, talentos e aprendizagens indispensáveis à sua constante renovação e competitividade; 3) “As pessoas como parceiras da organização”, onde as mesmas, são capazes de conduzir a excelência e ao sucesso. Sendo parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização, como esforços, dedicação, responsabilidade, comprometimento, risco, entre outros. Na expectativa de colherem retorno desse investimento.  Discussão: Em vista disso, quando o colaborador tem seus objetivos individuais alcançados tende a se engajar com os demais objetivos da organização, ou seja, a partir do momento que ele compreende e visualiza seu local dentro da empresa e este local está lhe proporcionando resultados sonhadores, o mesmo tende a se empenhar cada vez mais, afim de crescer e colaborar ainda mais para o alcance das metas da organização. Sendo assim, o profissional de gestão de pessoas deve sempre visualizar as pessoas como seres humanos dotados de habilidades e capacidades intelectuais, sendo este, seres ativos e provocador de decisão, empreendedor de ações, criador de inovação e agregador de valor a organização. Portanto, investir em pessoas na era da informação e de suma importância para que a organização venha atingir seus objetivos.


Palavras-chave


Psicologia; Psicologia Organizacional; Administração.