Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: fator preponderante para minimização dos fatores emocionais.
Romário Machado Ferreira, Rafaela Tolomeu Messias, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: A moderna Gestão de pessoas visa torna as instituições mais conscientes e atentas para seus funcionários, pois acreditam que podem atingir suas missões se atenderem as necessidades individuais, porque sentindo parte da organização os colaboradores contribuem com habilidades, talentos, conhecimentos, esforços, entre outros. Essas competências individuais quando colocadas em práticas tende a obter ou ultrapassar os objetivos organizacionais. Portanto, o presente trabalho, realizado no 7° período de Psicologia tem como objetivo apresentar a importância da socialização organizacional, da análise e descrição de cargo, a avaliação de desempenho, e a modelagem no trabalho. Metodologia: Trata-se de uma metodologia qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo. Realizado sobre o tema abordado. Resultado: A literatura nos apresenta que a socialização organizacional visa familiarizar os novos membros a sua cultura, valores, crenças e ao seu sistema, para que o mesmo possa se comportar de maneira adequada as expectativas da organização. O objetivo da socialização é adaptar o funcionário ao trabalho e aos membros da instituição, isto é um fator fundamental nas organizações pelo fato de reduzir ansiedades, a rotatividade, economizar tempo. Aplicar pessoas requer a apresentação sobre as distribuições de tarefa e a modelagem do trabalho, que analisa como o trabalho está contido nos cargos e como os cargos estão contidos na estrutura da organização e no desenho. Desenho de cargo são as composições de todas as atividades desempenhada por uma pessoa, desde das especificações de cada cargo, os métodos de trabalhos, os instrumentos.  Discussão: Em vista disso, sabemos que o investimento de um novo funcionário gera custo, custo este que será reposto com esforços, habilidades, conhecimento. Para isso as empresas necessitam de usarem uma ferramenta que visa analisar o desempenho das pessoas em funções das atividades desempenhadas, sejam pelas metas, resultados a serem alcançados, das competências oferecida por elas e seu potencial de desempenho. Sua função não é penalizar o avaliado, e sim buscar novas formas de se fazer, localizando os problemas e melhorando a qualidade de vida.


Palavras-chave


Socialização Organizacional; Estratégias Organizacionais; Psicologia Organizacional; Avaliação de Desempenho.