Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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LUDICIDADE NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO: estratégia de ensino elencada ao despertar de novos aprendizados.
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Amanda Passarroto, Lara Rufato, Alice Abranches Arthidoro de Castro, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: A ludicidade pode ser entendida no campo educacional, como uma estratégia na busca de maior aprendizado aos educandos. Quando utilizada como recurso pedagógico, mediada pelos educadores, gera um modo diferente das crianças vivenciarem experiências educativas no âmbito escolar. O processo ensino-aprendizagem dos alunos deve ser desenvolvido  de forma lúdica, qualitativa e significativa alicerçando a formação integral , contribuindo na melhoria da aquisição de conhecimentos e no estabelecimento de novos aprendizados. Neste cenário alfabetizador, os professores são muito importantes, pois será através de seus ensinamentos que os educandos conseguirão aprender com ludicidade. A mediação alicerçada por práticas  lúdicas de ensino possibilita o despertar das crianças para o verdadeiro significado do aprender, proporcionando crescimento em vários âmbitos dos saberes necessários e favoráveis ao   desenvolvimento. Objetivo: Frente a esta investigação o presente estudo, assim, visa buscar maiores conhecimentos sobre a ludicidade como integração dos alunos no meio escolar. Metodologia: Optou-se por fazer uma pesquisa de campo e qualitativa no aporte de questionário aplicado a dezessete (17) professores alfabetizadores, regentes na Escola Municipal Ozanan Coelho e na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida buscando coletar informações sobre a utilização de recursos lúdicos em sala de aula como estratégia contribuinte para a eficácia do ensino. Resultados e Discussão: No questionário entregue aos educadores atuantes nas escolas retratadas, buscou-se pesquisar como a ludicidade no contexto escolar intervêm sobre o desenvolvimento infantil, se os professores utilizam essa estratégia de ensino  dentro da sala de aula, em quais momentos é proporcionada como recurso lúdico aos alunos e se realmente influenciam na aprendizagem. Os resultados apontaram que as estratégias lúdicas são importantes para a formação escolar e essenciais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na socialização considerando enriquecedoras as relações interpessoais e na realização de práticas que oportunizem a motricidade. Por meio desta pesquisa destaca-se, que a aprendizagem se torna mais significativa quando o lúdico é usado em sala de aula, principalmente quando utilizado adequadamente para integrar todos os alunos de acordo com as necessidades básicas de cada um diante da atividade apresentada pelo professor. Denota-se neste viés, como fato resultante frente a este estudo,  que os alunos se sentem motivados quando as atividades  propostas são lúdicas e salienta-se nesta amostra, como melhores brincadeiras, as mais espontâneas, que trazem maior socialização entre as crianças. Conclusão: De um modo geral, conclui-se que as estratégias de ensino lúdicas favorecem a oportunização de um processo ensino-aprendizagem significativo no contexto da alfabetização, proporcionando aos alunos desenvolvimento integral de forma prazerosa, inovadora despertando à criatividade, espontaneidade e imaginação.


Palavras-chave


Ludicidade; Alfabetização; Estrátegia de Ensino; Aprendizados.