Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A AFETIVIDADE NO IMERSO DA ALFABETIZAÇÃO: pilar consolidando o processo ensino- aprendizagem.
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Caroline de Oliveira Pereira, Gláucia Rosa Cardoso da Silva, Alice Abranches Arthidoro de Castro, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: A dimensão afetiva, quando presente, nas relações interpessoais entre professores e alunos, torna-se um marco propulsor para a oportunização da alfabetização atribuída de sentido frente ao aprendizado da leitura e escrita. Percebe-se que durante alguns anos tem se intensificado pesquisas na área educacional sobre a afetividade e o ensino-aprendizado. Estudos de alguns teóricos significativos para educação abrangem esta temática, sendo neste ensaio destacados Piaget ,Vygotsky e  Wallon. Objetivo: Neste contexto, esta pesquisa visa investigar as possíveis contribuições da afetividade ancorada à concepções e práticas de ensino no âmbito da alfabetização. Metodologia: Implementa-se em discussão por meio de revisão de literatura e pesquisa qualitativa através de um questionário fechado, aplicado a nove professores da Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro, visando o reconhecimento da importância da afetividade dos educadores diante do processo ensino-aprendizagem de seus educandos, durante a aquisição e estabelecimento da leitura e escrita envolta a formação integral. Resultados e Discussão: Dentre todos os entrevistados, a maioria acredita que o professor é o principal responsável por transmitir afetividade. Quando questionados se a criança é capaz de discernir a afetividade recebida em casa e na escola, grande parte, disse concordar parcialmente. Outro ponto de destaque na pesquisa deu-se quando, os professores participantes da investigação, declararam que a falta de afetividade e a ausência de valores podem interferir no processo de ensino aprendizagem do aluno. Um índice considerável visto que a responsabilidade pela construção da afetividade é dever também da família e que com o apoio da escola faz-se eficaz. Conclusão: Conclui-se que o estabelecimento de vínculos afetivos corroboram ao despertar de condutas e emoções únicas, específicas, constituindo a formação da identidade subjetiva e simultaneamente social de cada indivíduo. Decerto, a afetividade entre professor e aluno pode interferir em todo o processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, é importante que o professor exteriorize o carinho e admiração pelo educando, cativando-o, para que possa ter o gosto e sempre a vontade de aprender cada vez mais, favorecendo a construção do conhecimento.


Palavras-chave


Afetividade; Alfabetização; Processo; Ensino; Aprendizagem.