Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Escolha Profissional E Acadêmica De Adolescentes Estudantes Do 3º Ano Do Ensino Médio
Beatriz Severino Rosa, Gilberto Rodrigues Barbosa, Izaura Aparecida dos Santos Ferreira, Ludmila Da Silveira Magalhães, Marcos Luiz Teixeira, Mauro Cesar Pinto Junior, Bruno Feital Barbosa Motta, Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo, Cristina Toledo

Última alteração: 2017-09-20

Resumo


Introdução: O momento da escolha profissional do jovem poder ser crucial no desenvolvimento da vida adulta do sujeito. Diante dessa questão, o trabalho em questão apresenta como objetivo geral, a investigação sobre a escolha profissional e acadêmica de jovens do 3º ano do ensino médio regular de duas escolas estaduais da cidade de Ubá-MG. Como objetivo específico, buscamos verificar a influência do trabalho, entre aqueles que trabalham, em sua escolha acadêmica e profissional, suas motivações perante o mercado de trabalho e a influência dos pais nesta decisão. Método: A pesquisa foi realizada na cidade de Ubá-MG, em duas escolas da rede estadual, nas turmas de 3º ano regular do ensino médio. Foram aplicados questionários semiestruturado sobre o tema “escolha profissional”, direcionadas a perspectiva de ingresso ao ensino superior. Foram adotados com critério de inclusão que os participantes estivessem cursando o terceiro ano do ensino médio regular e sua faixa etária estivesse entre os 17 e 19 anos.  Resultados: Participaram da amostra  26 homens e 14 mulheres, (n = 40) adolescentes, nos quais foram submetidos ao questionário. Destes, 33 já estão inseridos no mercado de trabalho no qual 15 iniciaram com a faixa etária entre 12 e 14 anos, quantos aos outros 18 entre 15 e 17 anos, constatando ainda que 7 pesquisados não se inseriram ainda no mercado de trabalho. O conceito de escolha profissional associado a questão financeira, está ligada também a situação e desejo de liberdade financeira, conquista de bens e outros afins, nos quais os pais, em muitas das situações, não podem propiciar ao adolescente. (Guimarães; Romanelli; 2002) O resultados da pesquisa mostram que a maior parte dos alunos pesquisados, tanto do gênero feminino quanto masculino, buscam a escolaridade noturna pois os mesmos necessitam do trabalho e pretendem não abrir mão do estudo. Um dado também verificado na pesquisa, é que os alunos que trabalham, almejam em sua maioria continuar estudando. Destes, 57,57% pretendem continuar seus estudos, seja cursando o ensino superior ou algum curso preparatório/técnico, já em contrapartida 42,43% tem como prioridade seu trabalho e não pretendem continuar seus estudos. Também foi verificado que, tanto pela parte dos pais quanto das mães dos entrevistados, mais de 80% destes não cursaram o ensino superior, mas independente disso, apoiam os filhos a continuarem seus estudos.


Palavras-chave


Adolescência; Escolaridade; Mercado de Trabalho.