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ÉTICA E BIOÉTICA: DIGNIDADE HUMANA, CIDADANIA, QUALIDADE DE VIDA E DEMOCRACIA – DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E SUAS RELAÇÕES DE MODELAGEM INTRAPESSOAIS E INTERPESSOAIS POR MEIO DO DISCURSO
Última alteração: 2017-09-19
Resumo
Introdução: Os indivíduos se encontram em sociedade e isso faz com que se tornem sujeitos discursivos [linguagem] com o grande outro [indivíduo], para assim adaptar a uma determinada rede, seja ela política, no trabalho, nas comunidades, entre outros lugares onde possa existir pessoas com seus princípios éticos, bioéticas e morais. O objetivo deste resumo aplica em refletirmos sobre a ética e bioética de todos os profissionais existentes no mundo. Metodologia: Baseada em forma de pesquisa qualitativa em revisão bibliográfica em livros com preceitos da ética e da bioética, é de suma importância descrever que tem como instrumento o capítulo “Bioética e dignidade humana no trabalho” (Barchifontaine, 2001). Resultado: Ética é o julgamento da moral. Os valores que a definem são: quero, posso e devo, lembrando que todo esse processo de julgamento tem que ser discernido pelo sujeito com uma informação acurada, ou seja, assertiva e teoria científica, é o agir, se colocar a frente e fazer algo [ato], é a decisão, por isso necessita de conhecimento para saber fazer uma reflexão crítica. A ética traz o principio; A prática traz a moral.Bioética “é a ética da vida, é uma reflexão necessariamente multiprofissional, relacionada aos diversos campos que atuam na saúde, na vida, nela participando ativamente filósofos, teólogos, sociólogos, antropólogos, juristas, religiosos, médicos, biólogos, políticos, economistas... Sua perspectiva é autônoma e humanista, tende a ver a pessoa humana em sua globalidade.” (Barchifontaine, 2001). A moral aqui apresentada são os costumes e conhecimentos adquiridos com o senso comum no passar dos anos vividos, e é esse princípio que vem para justificar uma questão [sob um vinculo interativo nas relações intrapessoais e interpessoais]. Dignidade humana é algo que toda pessoa tem pelo simples fato de ser humano. No máximo, podemos reconhecer ou não a dignidade humana do outro, mas ela existe sempre e não depende apenas parecer a respeito; não depende nem da vontade da pessoa envolvida ou da consciência que tenha de sua própria dignidade, porque ninguém pode deixar de ser humano, mesmo que o queira. (...) a pessoa humana continua sendo um ser humano de valor inviolável. (Barchifontaine, 2001). Quando fala de cidadania, logo vem à mente uma rede [Estado; Sociedade Civil e o Mercado.] O Estado é a resultante da correlação de forças políticas, econômicas, sociais e culturais; é o conjunto de organizações e leis que regulamentam e permitem a vida de um país por meio de três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Direitos sociais: aqueles que o Estado tem por função e obrigação assegurar a todo (a) cidadão (ã) – educação, saúde, moradia, segurança... Direitos civis: os que dizem respeito á pessoa como liberdade de reunião, de expressão, de escolha profissional, de pensamento, de locomoção... Direitos políticos: visam á liberdade de associação sindical, religiosa, partidária, de escolha dos governantes, de participação no poder público e na política do Estado. (Barchifontaine, 2001). Aqui se encontra a construção dos Direitos Humanos Universais da Cidadania. A Sociedade Civil ou sociedade dos (as) cidadãos (ãs) é a organização de pessoas humanas para defender interesses, direitos como religião, sexo, cor, idade, entidades profissionais por meio de organizações profissionais, sindicatos, partidos políticos, igrejas, movimentos populares... A Sociedade Civil tem por finalidade vigiar o Estado para que ele cumpra seu dever de atender ás necessidades básicas da população. (Barchifontaine, 2001). Aqui se encontra a ética e a bioética juntamente com os Direitos Humanos Universais da Cidadania, trabalhando de forma multidisciplinar com outras teorias científicas. O Mercado é anterior á sociedade moderna; ele está associado á formação das cidades, cujos suprimentos dependiam de relações comerciais com produtores externos, notadamente camponeses. A sociedade de mercado surge no Ocidente a partir do século XVI. (...) Portanto, o mercado tem por finalidade atender ás metas sociais, o social, ás necessidades básicas. (Barchifontaine, 2001). Democracia é uma doutrina ou um regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, é a participação do povo no exercício do poder político. (Barchofontaine, 2001). Emdiscussão, pode-se dizer que o papel da ética é fazer o julgamento assertivo de tudo aquilo que esta em volta dos sujeitos, desde a favor da vida até aos Direitos Humanos que envolta para viver em relações uns com os outros e consigo mesmo, moldando cada indivíduo para melhor viver sua dignidade humana, qualidade de vida para praticar a democracia com seus princípios até a prática moral seja por atos ou por meio do discurso.
Palavras-chave
Psicologia; Ética e Bioética; Psicólogo; Direitos Humanos.