Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Vantagens e dificuldades da integração com fornecedores em uma empresa do segmento de avicultura
José Rodrigues Junior, Hélder Mendonça Duarte, Gustavo da Silveira Leone, Tarcisio Afonso, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


Para os negócios, a integração entre fornecedor e cliente é de relevância, não apenas para melhorar o desempenho em relação aos resultados no alcance das metas, como também aumenta os lucros e permitir parcerias que contribuam na busca por programas de melhorias. Desta forma, se apresenta a necessidade de um estudo aprofundado dos reais benefícios e potenciais dificuldades da estratégia de integração da cadeia de suprimentos em uma empresa do ramo agroindustrial. O objetivo deste estudo é analisar as principais vantagens e dificuldades da estratégia de integração de fornecedores e empresa-cliente no ramo de avicultura. A pesquisa é de natureza exploratória com abordagem qualitativa, pois apresenta a descrição de dados bibliográficos acerca das vantagens e dificuldades de integração com fornecedores de grãos de uma empresa do segmento de avicultura. A Empresa Beta e os seus principais fornecedores A e B, foram utilizados como unidade de análise, sendo a unidade de observação composta por três pessoas, o Gerente de Logística e Suprimentos da Empresa Beta, responsável pela reposição do estoque de grãos da Empresa, o Gestor de Logística e Transportes do Fornecedor A, responsável pelo processamento de pedidos e distribuição, e o Diretor de Logística e Operações para o sudeste brasileiro do Fornecedor B, responsável pela logística e distribuição dos produtos em todo o sudeste brasileiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. A pesquisa teve como estrutura teórica o modelo de análise de integração da SCM ou gerenciamento da cadeia de suprimentos. A integração na cadeia de suprimentos tem se tornado de extrema relevância para fornecedores e clientes, o que visa aperfeiçoar os processos de comunicação e programação de estoques, tendo como resultado uma gestão integrada capaz de reduzir a mobilização financeira desnecessária e ausência de programação junto aos fornecedores. Em relação a integração, ficou claro a dificuldade da empresa Beta para se integrar com seus fornecedores, uma vez que existem resistências internas, influenciadas pela administração familiar e ainda com tendências paternalistas. Esta situação leva a organização a se concentrar no operacional e na estruturação de vendas e não ter relações na cadeia de abastecimento. Os Fornecedores possuem sua cadeia de suprimentos bem definida e a utilizam como estratégia competitiva na forma de distribuição e atendimento eficaz com controles de entregas e satisfação do cliente. Como valorizam a cadeia por conhecerem a importância da integração, possuem uma abertura para fidelização dos clientes. Conforme os fornecedores entrevistados a principal razão da integração com os clientes, é a minimização de erros no modelo de distribuição, e o maior controle sobre as demandas destes clientes. Já em relação ao compartilhamento das informações, ficou evidenciado que os fornecedores detêm uma visão macro de seus negócios e privilegiam a troca de informações, visando à sustentabilidade futura da carteira de clientes e ofertando qualidade no processo de distribuição. Por outro lado a empresa Beta se vê ainda em fase de estruturação, com transição da administração familiar e com objetivos contrários a integração, inclusive não efetuando compartilhando externo de informações. Nas medidas de desempenho logístico, notou-se que tanto a empresa Beta, quanto seus fornecedores possuem tecnologia para aferição do serviço, e acreditam que fazem essa mensuração com excelência. A empresa Beta utiliza o ERP (Enterprise Resource Planning) assim como o Fornecedor A. Já o Fornecedor B utiliza sistema pós-venda. As empresas de forma geral acreditam que as medidas utilizadas para mensurar o desempenho logístico são eficazes. Sobre as vantagens encontradas no processo podem ser apontadas, como melhor comunicação, agilidade na distribuição, maior controle dos estoques e redução de investimentos com compras programadas. Mesmo diante de várias vantagens, estas são superadas diante da resistência por parte da empresa Beta em se expor para o mercado dentro de sua cadeia de suprimentos. Foi possível verifica que, as dificuldades apresentadas pela empresa Beta, relativas à resistência da alta de direção e falta de visão macro do negócio, são ainda, um fator que impossibilita a integração cliente e fornecedores. Na estratégia principal da empresa Beta ainda não existe a integração com fornecedores. Na visão dos fornecedores, um fator de dificuldade comum está ligado ao tamanho, tecnologia e nível de investimento se destoando em relação ao cliente. A empresa Beta momentaneamente não possui gestão preparada, e estrutura devidamente capacitada para a integração com empresas de grande porte.

Palavras-chave


Estratégia de Integração; Cadeia de suprimentos; Avicultura.