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Vantagens e dificuldades da integração com fornecedores em uma empresa do segmento de avicultura
Última alteração: 2017-09-19
Resumo
Para os negócios, a integração entre fornecedor e cliente é de relevância, não apenas para melhorar o desempenho em relação aos resultados no alcance das metas, como também aumenta os lucros e permitir parcerias que contribuam na busca por programas de melhorias. Desta forma, se apresenta a necessidade de um estudo aprofundado dos reais benefícios e potenciais dificuldades da estratégia de integração da cadeia de suprimentos em uma empresa do ramo agroindustrial. O objetivo deste estudo é analisar as principais vantagens e dificuldades da estratégia de integração de fornecedores e empresa-cliente no ramo de avicultura. A pesquisa é de natureza exploratória com abordagem qualitativa, pois apresenta a descrição de dados bibliográficos acerca das vantagens e dificuldades de integração com fornecedores de grãos de uma empresa do segmento de avicultura. A Empresa Beta e os seus principais fornecedores A e B, foram utilizados como unidade de análise, sendo a unidade de observação composta por três pessoas, o Gerente de Logística e Suprimentos da Empresa Beta, responsável pela reposição do estoque de grãos da Empresa, o Gestor de Logística e Transportes do Fornecedor A, responsável pelo processamento de pedidos e distribuição, e o Diretor de Logística e Operações para o sudeste brasileiro do Fornecedor B, responsável pela logística e distribuição dos produtos em todo o sudeste brasileiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. A pesquisa teve como estrutura teórica o modelo de análise de integração da SCM ou gerenciamento da cadeia de suprimentos. A integração na cadeia de suprimentos tem se tornado de extrema relevância para fornecedores e clientes, o que visa aperfeiçoar os processos de comunicação e programação de estoques, tendo como resultado uma gestão integrada capaz de reduzir a mobilização financeira desnecessária e ausência de programação junto aos fornecedores. Em relação a integração, ficou claro a dificuldade da empresa Beta para se integrar com seus fornecedores, uma vez que existem resistências internas, influenciadas pela administração familiar e ainda com tendências paternalistas. Esta situação leva a organização a se concentrar no operacional e na estruturação de vendas e não ter relações na cadeia de abastecimento. Os Fornecedores possuem sua cadeia de suprimentos bem definida e a utilizam como estratégia competitiva na forma de distribuição e atendimento eficaz com controles de entregas e satisfação do cliente. Como valorizam a cadeia por conhecerem a importância da integração, possuem uma abertura para fidelização dos clientes. Conforme os fornecedores entrevistados a principal razão da integração com os clientes, é a minimização de erros no modelo de distribuição, e o maior controle sobre as demandas destes clientes. Já em relação ao compartilhamento das informações, ficou evidenciado que os fornecedores detêm uma visão macro de seus negócios e privilegiam a troca de informações, visando à sustentabilidade futura da carteira de clientes e ofertando qualidade no processo de distribuição. Por outro lado a empresa Beta se vê ainda em fase de estruturação, com transição da administração familiar e com objetivos contrários a integração, inclusive não efetuando compartilhando externo de informações. Nas medidas de desempenho logístico, notou-se que tanto a empresa Beta, quanto seus fornecedores possuem tecnologia para aferição do serviço, e acreditam que fazem essa mensuração com excelência. A empresa Beta utiliza o ERP (Enterprise Resource Planning) assim como o Fornecedor A. Já o Fornecedor B utiliza sistema pós-venda. As empresas de forma geral acreditam que as medidas utilizadas para mensurar o desempenho logístico são eficazes. Sobre as vantagens encontradas no processo podem ser apontadas, como melhor comunicação, agilidade na distribuição, maior controle dos estoques e redução de investimentos com compras programadas. Mesmo diante de várias vantagens, estas são superadas diante da resistência por parte da empresa Beta em se expor para o mercado dentro de sua cadeia de suprimentos. Foi possível verifica que, as dificuldades apresentadas pela empresa Beta, relativas à resistência da alta de direção e falta de visão macro do negócio, são ainda, um fator que impossibilita a integração cliente e fornecedores. Na estratégia principal da empresa Beta ainda não existe a integração com fornecedores. Na visão dos fornecedores, um fator de dificuldade comum está ligado ao tamanho, tecnologia e nível de investimento se destoando em relação ao cliente. A empresa Beta momentaneamente não possui gestão preparada, e estrutura devidamente capacitada para a integração com empresas de grande porte.
Palavras-chave
Estratégia de Integração; Cadeia de suprimentos; Avicultura.