Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS DA FAGOC
Tatiana Costa Coelho, Adriana Maria Vieira Mollica, Andreza Caetano Martins, Gabriela Ferreira Gonçalves, Glaucia Rosa Cardoso da Silva, Laís Souza Vaz Rocha, Leo Martins Sampaio, Marisa Coelli Fateixa

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


De acordo com Mário Sérgio Cortella (2014), o pensador grego Sócrates, dentre tantas contribuições que trouxe para a educação, também ficou conhecido por uma frase, que é o perfil do profissional no século XXI, na qual esse pensador afirma: “Só sei que nada sei”. Sócrates era conhecido no século V a.C, como um dos mais sábios atenienses, contudo, esse filósofo afirma que ninguém é dotado de um conhecimento completo, sempre está em constante aprendizado, porém pode vir a saber, através da humildade de querer aprender o que nos é exigido constantemente em nossas profissões atualmente (CORTELLA, 2014). Ainda segundo o autor, a cada dia aprendemos algo novo, pois a educação é um trabalho coletivo, embasado em dois princípios: Quem sabe reparte e quem não sabe procura. Só é um bom ensinante quem for um bom aprendente. O trabalho do professor seria preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na política e em todas as instituições sociais. Desse modo, a característica principal do professor é o empenho na instrução e educação dos seus alunos, tendo em vista equipá-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas pela democratização da sociedade (LIBÂNEO, 1994). Mas vale ressaltar que, segundo Almeida (2012), a formação continuada dos professores não deve ser entendida como a execução de decisões alheias ou políticas, mas em uma perspectiva que reconhece a sua capacidade de decidir, fundamentada na racionalidade técnica à medida que amplia sua consciência sobre a própria prática, a sala de aula e a instituição como um todo, o que pressupõe os conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade. Considera-se que o próprio professor deve buscar a formação necessária para a prática inovadora, iniciar a reforma do seu pensamento partindo do simples, linear para o mais complexo. Porém a transformação não pode acontecer de maneira rígida ou ortodoxa, mas gradual e progressiva. Não é incomum ouvir de professores experientes que os alunos de hoje não são mais os mesmos, o que é verdadeiro, mas essa expressão indica uma distorção pedagógica, quando esse mesmo professor continua dando aula do mesmo jeito de quando iniciou a sua carreira. É importante acompanhar a realidade, porque a educação lida com o futuro (CORTELLA, 2014). Assim, necessidade de preparar o professor para a sua vida prática, se faz diariamente, pois a informação se torna mutante, contínua, em um ciclo de construção e reconstrução do conhecimento nunca visto antes (MOTTA, 2013). OBJETIVO GERAL: analisar a política de capacitação docente da FAGOC no período de 2014  a 2017. METODOLOGIA: segundo Vergara (2006), classifica-se, quanto aos fins, como descritivo, o qual, expõe características de determinada população e quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, pois é desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. A pesquisa documental e os registros ainda podem ser classificados como primários, pois os dados foram coletados no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da FAGOC e também informações do setor de Recursos Humanos (LUDWIG, 2009). RESULTADOS E DISCUSSÃO: A IES tem implantada a política de capacitação para o corpo docente, planejada conforme o modelo de procedimentos padrão (PP), adotado pela instituição. Para suprir as carências de aprendizagem a capacitação docente, vem se efetivando através de reuniões pedagógicas, cursos e treinamentos específicos, além de um programa de qualificação desenvolvido juntamente com o setor de RH. A área de treinamento e desenvolvimento detém um centro de custo anual para investir na capacitação.  No período 2014-2017, foram realizados 75 treinamentos, com um investimento de R$105.930,82; destinaram-se 6.392 horas em treinamentos (homem/hora), alcançou-se um percentual de 74,23% de frequência; e 84,79%,de satisfação por parte dos treinados. Em 2016, foi implantado o projeto incentivo ao desenvolvimento acadêmico (IDA), onde, mediante edital e critério de classificação, os professores concorrem a bolsas parciais para programas de mestrado e doutorado.  Atualmente 2,75% dos professores encontram-se em processo de obtenção de novo título. Essa prática encontra-se em perfeita sintonia com a política de verticalização do plano de cargo e salário, uma vez que a obtenção de novo título é critério para promoção de carreira. CONCLUSÃO: Pode-se perceber portanto que, a política de formação e capacitação de docente da FAGOC está implantada, mas necessita de aprimoramentos constantes visto ser a formação do professor um pilar de qualidade do ensino na instituição e uma vertente reflexiva do seu desempenho.

Palavras-chave


Formação continuada, Capacitação Docente, Treinamento e Desenvolvimento.