Última alteração: 2017-09-13
Resumo
Introdução: A motivação é um conceito em psicologia que tem sido intensamente discutido há séculos, mas ainda não tem uma única definição. A motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Na era da informação, as organizações estão agindo de forma estratégica para estimular os colaboradores a engajar-se com a empresa, criando políticas que visam atender as necessidades individuais para ter como resposta um maior comprometimento. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância de recompensar pessoas na era da informação e os resultados positivos advindo de uma excelente gestão. Sobre o método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo realizado através de estudos sobre a disciplina psicologia organizacional. O resultado dos estudos, afirmam que ter um colaborador motivado é ter um colaborador que sinta orgulho da organização e com os fatores que a compõe: políticas, valores, cultura... Deste modo, as leituras e os aprendizados em sala, corroboraram de forma significativa para a compreensão dos objetivos individuais, como: segurança no trabalho, qualidade de vida, melhores salários, satisfação, oportunidade de crescimento, entre outros. Os artigos demostram que, quando os objetivos individuais são reconhecidos e o colaborador de conta desta valorização, o engajamento chega a 88%, e as empresas que apresentam alto nível de engajamento demostram ter 22% a mais de lucros, um aumento de 21% na produtividade, 10% de lealdade dos clientes, 27% menor das faltas, 65% menor da entrada e saída dos colaboradores, 48% a menos de acidente de trabalho e 41% a menos no retrabalho. Discussão: Portanto, afirmamos que, na era da informação é necessário ter boas políticas e um clima de trabalho saudável. É valorizar os colaboradores como seres humanos dotados de habilidades e capacidade intelectuais, sendo estes, será ativo e provocador de decisão, empreendedores de ações, criador de inovação. Sendo assim, concluímos que, o gerente de recursos humanos quando valoriza as pessoas: proporciona competências e, com elas, vantagens competitivas, que assegura a competitividade, sustentabilidade no negócio é uma maior prevalência da saúde financeira da organização.