Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Contribuições da Psicologia na educação para as sexualidade na infância
Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O presente trabalho tem como foco a busca pela compreensão do papel dos/as psicólogos/as na educação para as sexualidades na infância. Neste estudo o objetivo principal foi estudar as diversas concepções de infância construídas historicamente para identificar os modos como a sexualidade infantil foi concebida em diversas teorizações, para refletir sobre o papel dos profissionais de Psicologia na compreensão das sexualidades. A metodologia utilizada neste trabalho foi o levantamento bibliográfico, com o intuito de conduzir o leitor ao questionamento das verdades por ele/ela construídas para que ele/a possivelmente promova uma transformação de sua prática enquanto psicólogo/a junto à temática das sexualidades em relação às infâncias. A afirmação das infâncias em suas multiplicidades e das sexualidades infantis como uma dimensão que merece ser pensada pelos profissionais da Psicologia que pretendem lidar com esse público, torna-se fundamental para que certos discursos e comportamentos que vão na contramão disso deixem de ser naturalizados.

 


Palavras-chave


Psicologia; Infâncias; Sexualidades; Educação para as sexualidades