Última alteração: 2017-09-04
Resumo
Introdução: Os diversos campos da psicologia tornam-se um desafio na formação do profissional ainda na graduação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia orientam uma formação generalista devido ao fato desta diversidade de campos e possibilidades de atuação. Dentre esses campos a área de recursos humanos se torna um caminho em nossa profissão. O presente trabalho busca apresentar uma simulação de um processo seletivo, realizado no 7° período de Psicologia, na disciplina Gestão de Pessoas, cujo objetivo foi identificar os comportamentos dos alunos em uma simulação de um processo seletivo a uma vaga de emprego.
Metodologia: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou em: Auto apresentação, entrevista técnica e dinâmica. A simulação foi realizada com 6 alunos de psicologia, sendo quatro do 7º período e dois do 6º período, representando um recrutamento misto.
Resultados: Os resultados demonstraram que todos os alunos conseguiram assimilar teoria e pratica do qual contém um processo seletivo, A apresentação foi composta por um painel, no qual tinham várias figuras de animais, onde os candidatos deveriam escolher um animal que o representava e um que não representava. Foi possível observa que todos demostraram no processo um pouco do que haviam descrito na auto apresentação. Ao longo da dinâmica observamos que um dos candidatos apresentou os traços do animal escolhido para o representar, o animal escolhido foi a coruja, sendo está, descrita como observadora e cautelosa. Já o candidato demostrou ao longo do processo ser um cara mais reservado, observador e ter uma visão mais holística da situação. Na entrevista os candidatos do 7° período demostraram ter mais conhecimento sobre as competências técnicas que a vaga de auxiliar de Recursos Humanos exigia, o 6° por sua vez, demostraram insegurança ao passar pela entrevista de conhecimento técnico da vaga. No final da simulação os participantes pontuaram algumas habilidades e competências das quais ainda não foram adquiridas ao longo do processo de graduação. Falas, como: “O fato de eu ser muito passiva prejudicou muito no desenvolvimento do processo...”, “ Meu estilo de liderança forte atrapalhou um pouco...”, “Eu espero as pessoas tomarem a liderança, e fico observando caso isso não ocorra tomo a liderança para meu controle”, essas falas demostram que os candidatos percebem a ausência de habilidades e competências, como: Falta de impulso, controle emocional, postura corporal, organização, capacidade de solucionar problema, entre outros.
Discussão: Dentro deste cenário, percebe-se que os conceitos da matéria em gestão de pessoas apresentados em sala, aliados ao entendimento da teoria do autor Idalberto Chiavenato contribuíram de forma significativa para o entendimento dos processos. As experiências em sala alinhados a vivencia na prática, trouxe series de contribuições para percepção do aluno sobre a importância do recrutamento e seleção, pois permitem conhecer sobre os seus comportamentos, seus níveis de conhecimentos projetando-se para à atuação futura.
Conclusão: Portanto, afirmamos que a práxis no processo de graduação é de suma importância para as possíveis atuações, pois permite ao aluno ter conhecimento sobre a aplicabilidade de um processo de recrutamento e seleção e os comportamentos esperados. No processo realizado percebemos que muitos deles não conheciam as ferramentas a serem utilizadas em um processo, pois foram apenas submetidos a entrevistas de emprego. Contudo, após a simulação os alunos demostram acreditar que um recrutamento e seleção pode ser uma solução estratégica para que as empresas possam de forma sustentável permanecer em um mercado competitivo.