Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Farmacodinâmica e farmacocinética das estatinas.
Matheus Costa Cabral, Marina dos Santos Pires

Última alteração: 2017-08-26

Resumo


INTRODUÇÃO: Anormalidades nos parâmetros lipídicos são comumente observadas na população geral, e são consideradas como fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, especialmente a aterosclerose. Assim, é fundamental o controle rigoroso mediante a um quadro de anormalidades do perfil lipídico.

MÉTODOS: Realizou-se uma busca na literatura científica disponível nas bases de dados NCBI – PubMEd, Scielo, Periódicos Capes e Science Direct, no período de 10 de setembro a 25 de outubro de 2016, contemplando estudos publicados entre os anos de 2004 e 2016.

RESULTADOS: As estatinas são inibidores competitivos da HMG-CoARedutase, e assim inibem a conversão de HMG-CoA à ácido mevalônico, etapa limitante da biossíntese de colesterol, levando à redução dos níveis plasmáticos de LDL, pelo aumento de receptores dessa lipoproteína no fígado.

DISCUSSÃO: Essa classe medicamentosa é eficaz separadamente ou com resina, niacina e ezetimiba na redução dos níveis de LDL, não sendo recomendado para mulheres com hiperlipidemia grávidas, em lactação ou passíveis de engravidar. Como a síntese de colesterol é maior no período noturno, o medicamento deve ser administrado à noite, se for utilizada uma dose única ao dia. As aplicações clínicas incluem doença vascular aterosclerótica (prevenção primária e secundária) e síndromes coronarianas agudas. As estatinas interagem com a varfarina, aumentando seu efeito anticoagulante com risco aumentado de ocorrência de rabdomiólise. E com o verapamil, causando um aumento dos níveis plasmáticos da estatina e da ocorrência de reações adversas.

CONCLUSÃO: Conhecer o mecanismo de ação das classes farmacológicas utilizadas no tratamento da aterosclerose de etiologia dislipidêmica é de crucial relevância para uma prescrição segura e eficaz.


Palavras-chave


Dislipidemia; estatinas; aterosclerose.