Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Uso do Inventário de Empatia para avaliação em alunos universitário da área de saúde
Patrícia Cecília de Melo Villas Boas, Thayna Amorim Carvalho, Franklin Jefferson Moreira Elias, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-08-25

Resumo


A empatia é considerada uma habilidade social importante por ser uma capacidade de nos identificarmos com outras pessoas, possibilitando a experiência de vivenciar situações que são emocionalmente vividas pelo o outro. É uma capacidade de percepção mais profunda dos sentimentos das outras pessoas do que percebemos quando somos simpáticos. É a capacidade de perceber o que se passa no íntimo das pessoas. A empatia exige mais do que somente reconhecer o estado emocional do outro. Nos traz a capacidade de pensar como a outra pessoa pensaria, de sentir como o outro sentiria, e, principalmente enxergar as situações e sentimentos como exatamente as outras pessoas vivenciam. A inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que um ser humano tem de identificar e lidar com as emoções. A competência emocional, por sua vez, é a capacidade de expressar as emoções para o mundo exterior e saber como construir relacionamento positivos. Uma pessoa pode ter inteligência e não ser competente, ou seja: ela tem conhecimento sobre determinado assunto, mas não sabe como utilizá-lo apropriadamente. Quando se trata das emoções, uma pessoa com Inteligência Emocional pode não saber como se comportar emocionalmente. A formação acadêmica envolve além da formação cognitiva, a possibilidade de criar espaços para o desenvolvimento das habilidades emocionais, competências intelectuais, dentre outras. Presume-se que, as profissões, por suas especificidades necessitem de maior ou menor desenvolvimento dessas habilidades para melhor prática profissional. Objetivo: Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi o de descrever os níveis do Inventário de Empatia em uma amostra de alunos da área de saúde de uma faculdade da cidade de Ubá-MG. Metodologia: A pesquisa foi realizada nos meses de outubro à dezembro de 2016, entre alunos dos cursos da área de saúde de uma faculdade da cidade de Ubá-MG. Foram coletados os dados de idade, sexo e o Inventário de Empatia. O inventário é composto por 40 questões que avaliam quatro dimensões. Os resultados são categorizados em sua pontuação final, em ordem crescente, em escala likert, como: muito baixa (1 a 1,5), baixa (1,6 a 2,5), média baixa (2,6 a 3), média (3,1 a 3,5), boa (3,6 a 4,5), muito boa (4,6 a 5). A aplicação constou de informar o sujeito sobre a pesquisa, ter sua autorização e por fim, explicar que o questionário era autoaplicável. Resultado: Foram avaliados 122 alunos de cursos da área da saúde com média de idade de 22 anos (DP ±3,7 anos), sendo 44 (36%) do sexo masculino e 78 (64%) do sexo feminino. Após aplicação do Inventário, foi possível percebe que, na dimensão Tomada de Perspectiva a amostra foi classificada como média baixa (2,97 - DP ±0,50), na dimensão Flexibilidade interpessoal como média baixa (2,86 - DP ±0,52), em Altruísmo, como média (3,19 - DP ±0,49), na dimensão Sensibilidade Afetiva, classificada como média (3,02 - DP ±0,68), e, por fim, a média geral em sua escala total foi de 3,01, classificado como média (DP ±0,34). Ao estratificar por sexo, verificou-se que: Dimensão Tomada de Perspectiva (masculino [2,87] feminino [3,03] – p-0,0995), na dimensão Flexibilidade interpessoal (masculino [2,84] feminino [2,87] – p-0,8026), em Altruísmo, (masculino [3,17] feminino [3,19] – p-0,7748), na dimensão Sensibilidade Afetiva, (masculino [2,89] feminino [3,09] – p-0,1169), e, por fim, a média geral em sua escala total foi de (masculino [2,94] feminino [3,05] – p-0,1000). Em nenhuma das relações houve significâncias estatística.  Conclusão: A aplicação, correção e análise possibilitou a compreensão do instrumento bem como do estudo maior sobre a Empatia em um contexto universitário de alunos da área de saúde. Não houve diferença estatística entre os sexos quanto às dimensões avaliadas e, os valores indicam a necessidade de maior desenvolvimento de atividades pró-empatia, principalmente devido ao fato de ser uma característica de personalidade fundamental na área.

Palavras-chave


Empatia; Medicina; Psicologia; Avaliação;