Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Anatomia da irrigação gástrica: um breve panorama da vascularização do estômago.
Matheus Costa Cabral, Maria Eduarda Gouveia, Luiz Felipe Lopes da Silva

Última alteração: 2017-08-26

Resumo


INTRODUÇÃO: O estômago é um órgão peritoneal, cuja maior porção se encontra no quadrante superior esquerdo do abdome. Por ser uma víscera relacionada à digestão, possui rica irrigação arterial.

OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a irrigação arterial do estômago com o intuito de esclarecer como se dá a distribuição arterial importante para a nutrição desse órgão.

MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal utilizando as palavras ou frases “estômago; tronco celíaco; irrigação arterial do estômago”, como base para as buscas nos sites ScIELO e BVS (Biblioteca Virtual de saúde). Somente os textos ‘’completos’’ e escritos nas linguagens de inglês/português foram selecionados. Houve a exclusão de dados obtidos nas pesquisas que não apresentaram relevância para o estudo.

RESULTADOS: A irrigação arterial do estômago se origina, principalmente, dos ramos arteriais do tronco celíaco, sendo que, uma das artérias responsável pela irrigação da região proximal da pequena curvatura é um ramo direto desse tronco.

DISCUSSÃO: O tronco celíaco apresenta três ramos arteriais, sendo eles: artéria hepática comum, artéria esplênica e artéria gástrica esquerda. A artéria gástrica esquerda é responsável pela irrigação da região proximal da pequena curvatura, sendo esta um ramo direto do tronco celíaco. A artéria gástrica direita é ramo, na maioria das pessoas, da artéria hepática comum, sendo responsável pela irrigação da região distal da pequena curvatura. A artéria gastromental direita é ramo da artéria gastroduodenal, sendo esta responsável pela irrigação da parte distal da grande curvatura. Por último, a artéria gastromental esquerda é ramo da artéria esplênica, sendo esta responsável pela irrigação da parte proximal da grande curvatura.

CONCLUSÃO: Conclui-se que entender a ampla vascularização gástrica é de crucial relevância para a realização de procedimentos cirúrgicos que envolvam este órgão, bem como auxilia no entendimento anatômico desse órgão e sua irrigação arterial.


Palavras-chave


estômago; tronco celíaco; irrigação arterial do estômago