Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Avaliação da atenção seletiva em técnicos de enfermagem de uma instituição pública
Marcos Luiz Teixeira, Romário Machado Ferreira, Gilberto Rodrigues Barbosa, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


Introdução: A Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV), Tem como finalidade avaliar a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção. Possibilita uma avaliação mais refinada, pois propõe avaliar a atenção seletiva a partir da localização espacial do objeto. É destinado a pessoas com idades entre 18 e 70 anos, de ambos os sexos, com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. Levando em consideração o longo período de trabalho, os distratores enfrentados diariamente e a intervenção feita por eles, pois os mesmos trabalham com vidas, foi com o intuito de preservar, auxiliar e futuramente, propor uma intervenção, caso necessário, a aplicação do teste EASV em  08 técnicos(as) de enfermagem de uma instituição pública, da cidade de Ubá-MG, para avaliar o grau de atenção destes indivíduos, em meio a vários estímulos. Todos os participantes tinham total liberdade e autonomia de abandonar o teste a qualquer momento. O indivíduo com este constructo abaixo da média, tende a ter perdas significativas em sua vida, tais como influência na memória, percepção, praxias, dentre outros. Em contrapartida, o indivíduo com essa competência desenvolvida, tende a melhorar seu desempenho no trabalho.

Metodologia: A metodologia utilizada para este estudo, foi a aplicação da Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV), teste aprovado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Os testes foram aplicados individualmente no salão de trabalho dos moto taxistas, durante o dia, sem nenhuma influência externa que pudessem alterar a veracidade do teste. A dimensão dos resultados avaliados, foi categorizado da seguinte forma: inferior, médio inferior, médio, médio superior, superior e muito superior. Os resultados estão categorizados em sua pontuação final, em ordem crescente em relação a população geral nos mesmos requisitos, conforme demonstrado a seguir: inferior (1 a 20), médio inferior (25 a 30), médio (40 a 60), médio superior (70 a 80) e superior (90 a 100) .

Resultados: Os resultados apresentados, de acordo com a classificação de cada indivíduo pesquisado, foram: 05 inferior (62,5%) ; 01 médio inferior (12,5%); 01 médio (12,5%); 01 médio superior (12,5%).

Discussão: Conforme apontado nos resultados dos testes, a maior parte dos pesquisados, estão  na classificação inferior, o que pode ser um agravante, tanto para o indivíduo quanto para a profissão que exerce. Apenas um dos avaliados teve a classificação acima da média, o que passa a ser um fator preocupante. Levando em consideração a capacidade avaliada no teste, o constructo atenção seletiva deve ser trabalhado entre estes participantes envolvidos.

Conclusão: Com isso, percebemos que existe comprometimento em funções cognitivas, o que pode resultar em déficits também nas funções motoras. Sendo assim, foi concluído que, há a necessidade de projetos destinados a neuroreabilitação cognitiva para estes sujeitos.


Palavras-chave


Técnicos de Enfermagem, Atenção Seletiva, Funções Cognitivas.