Última alteração: 2016-10-01
Resumo
O presente trabalho é uma pesquisa que vem se produzindo de forma sistemática com a finalidade de elaborar um Anuário Estatístico do município de Ubá-MG. Durante esta produção, intenta-se dar ao psicólogo em formação acesso a dados que demonstrem qual é a realidade concreta do local onde poderá atuar, pois, o que nos aparece aos sentidos como concretude, a princípio, é uma formação sintética da realidade à qual temos acesso parcialmente. A produção do Anuário Estatístico visa partir dessa realidade, que a princípio se apresenta como síntese, para conhecê-la a fim de novamente se debruçar sobre ela. A realidade é, portanto, ponto de partida e não de chegada da produção do Anuário Estatístico. Ao psicólogo em formação cabe também analisar de forma crítica essa realidade que se lhe apresenta, tomando-a como partida para suas investigações e intervenções.
Além disso, esta pesquisa também permite devolver à comunidade na qual se insere o curso de psicologia compilações de dados que possam orientar a criação de políticas públicas e de ações dos mais diversos setores.
Nessa perspectiva, o Anuário Estatístico busca tabelar diferentes indicadores sociais, por exemplo, indicadores de educação, saúde, segurança e infraestrutura. Os dados são colhidos em bases de dados disponíveis online, como IBGE, DATASUS, CAGED, instituições municipais como a Prefeitura Municipal, entre outras possíveis.
Após a coleta desses dados, eles são inseridos em tabelas que visam formar séries históricas que permitirão uma leitura histórica do desenvolvimento dos indicadores sociais do município.
A escolha por Ubá se justifica por o curso de psicologia em questão se encontrar nesse município e também como aposta ao estudante de psicologia que se vê às voltas com a interiorização da profissão.
As tabelas são construídas de acordo com as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] (1993). As tabelas consistem na apresentação das variáveis estatísticas em séries históricas objetivando sintetizar os dados tornando-os mais compreensíveis. Assim, as séries estatísticas são observadas segundo a época de sua ocorrência. O tempo, portanto, é variável, o fato é fixo.
Pretende-se com isso conhecer como se comporta a evolução dos indicadores sociais desse município através dos anos. Após a formação dessas tabelas históricas, os dados poderão ser correlacionados em outros estudos, por exemplo, estudos sobre a segurança hídrica e alimentar, o transporte coletivo, o uso do solo, emprego e renda, acesso a educação, a cultura e os desdobramentos possíveis em formas de subjetivação.
Uma prática sustentada na cientificidade da profissão e no compromisso social deve ser pautada por um conhecimento da realidade que se afasta do senso comum. Outra proposta deste trabalho é levar o estudante a trabalhar com dados disponíveis em bancos de dados online.
Como se trata de compilações de dados que se renovam constantemente conforme pesquisas são realizadas, o desenvolvimento do projeto é contínuo.
A devolutiva desses dados compilados é oferecida a toda a comunidade. De gestores municipais a ONGs e associações de bairros, passando por estabelecimentos privados, o Anuário Estatístico se torna ferramenta de aproximação entre a realidade e a ação de uma comunidade.
Aliando teoria e prática, esse trabalho se desenvolve contemplando em sua produção a autonomia dos alunos. É Marx e Engels (2005) que nos dizem que a práxis já é teoria e que ao mesmo tempo em que se conhece o mundo é necessário modificá-lo. Acreditamos que isto é uma premissa da formação profissional: permitir uma amálgama aliando teoria e prática à realidade social, o que nos permite continuar o projeto afirmando a importância de abrir os resultados não só à comunidade, mas também a outras áreas de formação.
Palavras-Chave: Psicologia, Formação, Práxis.