Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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Desvios posturais em alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
Gustavo Leite Camargos, Thaís Machado

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


Os problemas posturais tem início na infância devido as transformações repentinas e desordenadas. Com a fase escolar, o fato de ficar longos períodos sentados incorretamente pode ser um agravante para o aumento da incidência de desvios posturais, juntamente com cargas excessivas das mochilas e a forma incorreta de carrega-las. Dessa forma o objetivo desse estudo é identificar os desvios posturais mais frequentes em alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da escola estadual no município de Visconde do Rio Branco, MG. Foi realizado um estudo transversal em 29 crianças, de 7 a 10 anos. Para a aquisição dos dados foi utilizado à ficha de avaliação Instrumento de Avaliação Postural (IAP), os alunos serão avaliados na posição ortostática, nos planos frontais e sagitais. A análise dos dados foi realizada através do cálculo das frequências. Do total de 29 fichas, a média de desvios foi de 7 alterações (41%). Sendo as mais comuns: cervical anterior com 89% de rotação e inclinação, 87% de assimetria das cristas ilíacas; 86% de assimetria dos ombros e rotação do tronco, os pés na posição posterior foram encontrado 83% para variações varo e/ou valgo. Diante disso, conclui-se que o meio escolar há uma grande influência nas alterações posturais nas crianças do 2º ao 5º ano.

 

Palavras-chave: Desvios Posturais, Alunos, Postura, Alterações Posturais.