Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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O cotidiano do professor da UFJF: trabalho e relações interpessoais
Francesca Stephan, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Auxiliatrice Caneschi Badaró, Lelio Moura Lourenço

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi investigar a saúde emocional dos professores de ensino superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quanto aos níveis de estresse no trabalho, assédio moral/mobbing, ansiedade e depressão. A coleta de dados teve corte transversal com professores dos diversos departamentos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), selecionados através de sorteio aleatório simples. O mesmo tem aprovação do CEP e utiliza os seguintes instrumentos de coleta de dados: Questionário sócio-demográfico; Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Escala Baptista de Depressão (Versão Adulto) EBADEP-A. Como resultados destaca-se a análise dos questionários dos 103 professores que aponta para alguns resultados preliminares: cerca de 7,7% da amostra apresenta pontuação indicativa de depressão, sendo que 3,8% apresentam índices compatíveis com depressão leve, 2,9% com depressão moderada enquanto 0,9% apresenta índices indicativos de depressão severa. Quanto aos índices de ansiedade geral, cerca de 13,5% dos professores avaliados apresentam pontuação indicativa de presença de sintomas agudos de ansiedade, sendo que 9,7% possuem ansiedade moderada, enquanto 3,8% apresentam pontuação indicativa de ansiedade severa. Desta forma, aponta-se a relevância deste trabalho, de maneira que este traz à tona especificidades quanto às condições de trabalho e saúde psicoemocional dos professores universitários da instituição supracitada, o que possibilita uma maior visibilidade desses aspectos e o desenvolvimento de medidas de prevenção necessárias