Última alteração: 2016-10-01
Resumo
A literatura científica evidencia os efeitos promissores da intervenção adequada em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, embora a identificação do TEA seja feito no início do desenvolvimento da criança, no Brasil essa identificação ainda é precária. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é discutir e ressaltar a importância da intervenção adequada em tais casos, tendo como proposta: investigar a literatura contemporânea do Transtorno do Espectro Autista; investigar instrumentos de avaliação e intervenção e promover uma intervenção no âmbito da aprendizagem e desenvolvimento para com crianças autistas moradores da cidade de Ubá e região. Este trabalho resulta de um projeto de extensão realizado com os alunos do curso de Psicologia e tem como metodologia: encontros semanais de duas horas para estudo do material teórico e discussão dos casos; atendimento individualizado de crianças com TEA, onde é realizada uma entrevista com o responsável, avaliação da criança e intervenções com o objetivo de estimular o desenvolvimento; visita à escola na qual a criança estuda buscando maior interação entre os profissionais que atuam diretamente com ela; conscientização da comunidade sobre o TEA; acolhimento e orientação aos familiares da criança com TEA. Dentre os resultados observados, percebe-se a importância da conscientização sobre o autismo uma vez que muitas pessoas ainda desconhecem o assunto gerando preconceitos e estereótipos; e a importância da intervenção que propicia resultados positivos no desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: transtorno de espectro autista; intervenção; conscientização.