Última alteração: 2016-10-03
Resumo
O presente estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos sobre a deficiência e a percepção dos mesmo sobre o processo de inclusão nas aulas de educação física. A pesquisa é do tipo transversal, com participação de 37 alunos, sento 24 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade entre 12 a 14 anos, matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário de investigação de caráter inclusivo em uma escola pública de Ubá-MG. A análise dos dados foi de origem qualitativa, realizada atravez da análise de similitude no programa de estatística Iramuteq. Os resultados apontaram uma teia de conexões em que aparecem as palavras mais importantes e que foram ditas com maior frequência nas respostas descritas pelos alunos que foram: normal, deficiência, respeito, ajudar, problema, especial e carinho, demonstra também que os principais pares de associação surgem entre os elementos: carinho-amor, acidente-sofrer, paciência-aula, participar-locomover, participar-mundo e bom-tratamento. Observou-se que os alunos consideram as pessoas com deficiências e devem ser tradas com respeito, carinho e que necessitam de ajuda. Além disso, demonstrou conhecimento sobre a deficiência ao apontar que esta pode ser advinda de acidentes e que trazem muito sofrimento para quem a possui.
Palavras-chave: Educação Física; Inclusão; Deficiência.