Última alteração: 2016-10-03
Resumo
O objetivo geral foi avaliar soluções existentes que tratam das OCL especificadas nas metaclasses do perfil GeoProfile e aprimorar ou especificar novas restrições em OCL caso seja necessário.
A metodologia aborda a maneira como foi realizada a inserção de restrições OCL especificadas na literatura dentro do metamodelo do Perfil GeoProfile. Foram avaliados o comportamento, vantagens e desvantagens em relação ao uso e validação das expressões OCL em diagramas elaborados através dos construtores do perfil UML GeoProfile nas ferramentas CASE Enterprise Architect e IBM Rational Software Modeler, ferramentas estas escolhidas devido ao desenvolvimento de trabalho anterior. Foram feitos também aprimoramentos e propostas novas restrições OCL para correção dos problemas em relação a simetria de relacionamentos topológicos propostos anteriormente na literatura. Neste trabalho não foram consideradas as transformações MDA das restrições OCL aprimoradas e adicionadas ao perfil GeoProfile.
Como resultados pode-se constatar que a ferramenta EA oferece suporte à especificação de expressões OCL e também sua validação sintática. O ideal seria que além do suporte a essa validação, a ferramenta ofereça também suporte a validação semântica do modelo com base nas restrições OCL. Porém, o fato de permitir que as expressões inerentes ao Perfil sejam visualizadas já auxilia o projetista na elaboração de diagramas de melhor qualidade, uma vez que expressões OCL não apresentam ambiguidade. Uma inconveniência da ferramenta com relação as restrições OCL anexadas ao Perfil é permitir que estas sejam alteradas no momento de modelagem. Apesar de apresentar esta deficiência a EA possibilita a adição de restrições OCL durante a modelagem conceitual.
A respeito da ferramenta IBM Rational Software Architect e pode-se constatar que esta realiza a validação sintática e semântica das restrições inseridas no perfil UML GeoProfile. A validação semântica é uma vantagem desta ferramenta em comparação a ferramenta EA, porém esta apresenta dificuldades nas transformações MDA por não possuir uma linguagem de transformação customizável, como ocorre com sua concorrente.
Outro resultado alcançado diz respeito o uso de relacionamentos topológicos simétricos previstos na literatura. Esses casos simétricos são especialmente importantes, pois a primeira classe considerada durante a avaliação de uma expressão OCL pode ser de maior dimensão e a outra de menor dimensão. Os aprimoramentos realizados permitiram então que fossem corrigidos relacionamentos topológicos irreais, antes permitidos durante a modelagem conceitual com o perfil GeoProfile.