Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Com o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação percebemos também grandes mudanças no processo de ensino. Desse modo, as práticas de ensino devem ser repensadas e aprimoradas. Se faz necessário uma análise sobre o professor-tutor inserido no contexto de educação a distância online, trazendo à tona as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional aquele que exerce sua função exclusiva dentro da sala de aula. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o impacto da inserção das disciplinas semipresenciais numa instituição de ensino superior na região de Ubá. Amparados pela portaria do Ministério da Educação nº 4.059/2004 que trata de ensino a distância semipresencial, a instituição decidiu ao longo do segundo período de 2015 implantar nos seus cursos reconhecidos pelo MEC algumas disciplinas semipresenciais como Metodologia Científica, Sociologia, Libras e Filosofia. A partir desse momento, o aluno desenvolve as atividades não presenciais a partir de um programa supervisionado por um tutor que é o professor da disciplina, mas sem a necessidade de se fazer presente a Instituição de Ensino Superior como no ensino presenciais. Ao longo do semestre letivo aplicamos questionários para os discentes e os docentes das disciplinas citadas acima, bem como entrevistamos a direção acadêmica da instituição sobre como se deu a introdução das disciplinas. A partir daí realizamos, juntamente com essas informações e a literatura específica realizamos um cruzamento de informações acerca da situação das disciplinas. A conclusão parcial é que a princípio identificamos parte do corpo docente empenhado em implantar essa nova modalidade de ensino. Contudo, nossa conclusão inicial é que ainda observamos alguns docentes com receio da implantação das disciplinas semipresenciais como uma maneira de serem prejudicados com a diminuição de sua carga horária.