Última alteração: 2016-10-02
Resumo
Introdução: A Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), em inglês -acquired immunodeficiency syndrome - AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano, infecto-contagiosa e sexualmente transmissível, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que apesar do aparente controle, o Brasil registra quase 600 mil casos desde sua descoberta.
Objetivo Geral: Objetivamos apresentar fatores importantes para o entendimento e sensibilização da sociedade em relação a essa importante epidemia atemporal.
Quanto à metodologia, esse trabalho de revisão bibliográfica analisou os artigos científicos e a literatura científica atual e de importância epidemiológica do vírus do HIV e sua consequente doença, AIDS (SIDA).
Resultados e Discussão: apresentamos um complexo panorama de estigma social, e uma visão humanista em relação aos portadores da infecção. Introduzindo aos conhecimentos básicos em relação ao vírus, seu contágio e desenvolvimento, e as perspectivas sociais e epidemiológicas em relação ao mesmo. Englobamos uma visão imunológica analisando a fisiopatologia, terapia com antirretrovirais, e bem como caminham estudos sobre vacinas, além de manifestações clínicas. Antropologicamente, estudamos o biopsicossocial da doença e sua infecção, levando em consideração aspectos como sexo, idade, classe, etnia, e desmitificando atribuições a doença a apenas seletos grupos sociais de soropositivos.