Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
AIDS, UM BREVE PANORAMA SOBRE ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL
Melissa Paro Pereira Brega, Yasmin Soares Maciel, Patricia Guimarães Gonçalves, Vitor Azevedo Sarmento, Vinícius José Vieira de Souza, Rodrigo de Barros Freitas, Juliana Alves Resende, Joice de Fátima Laureano Martins da Silva

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Introdução: A Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), em inglês -acquired immunodeficiency syndrome - AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano, infecto-contagiosa e sexualmente transmissível, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que apesar do aparente controle, o Brasil registra quase 600 mil casos desde sua descoberta.

Objetivo Geral: Objetivamos apresentar fatores importantes para o entendimento e sensibilização da sociedade em relação a essa importante epidemia atemporal.

Quanto à metodologia, esse trabalho de revisão bibliográfica analisou os artigos científicos e a literatura científica atual e de importância epidemiológica do vírus do HIV e sua consequente doença, AIDS (SIDA).

Resultados e Discussão: apresentamos um complexo panorama de estigma social, e uma visão humanista em relação aos portadores da infecção. Introduzindo aos conhecimentos básicos em relação ao vírus, seu contágio e desenvolvimento, e as perspectivas sociais e epidemiológicas em relação ao mesmo. Englobamos uma visão imunológica analisando a fisiopatologia, terapia com antirretrovirais, e bem como caminham estudos sobre vacinas, além de manifestações clínicas. Antropologicamente, estudamos o biopsicossocial da doença e sua infecção, levando em consideração aspectos como sexo, idade, classe, etnia, e desmitificando atribuições a doença a apenas seletos grupos sociais de soropositivos.