Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL VI (2022)

Tamanho da fonte: 
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO NO APRENDIZADO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Amanda Aparecida Ribeiro Loureiro, Gisele Aparecida Fofano

Última alteração: 2022-07-29

Resumo


No cenário pandêmico imposto pela Covid-19, o ensino remoto foi autorizado pelo MEC ao curso de Medicina, permitindo ministrar aulas online nas disciplinas teórico-cognitivas. As atividades práticas, porém, foram vetadas. Objetivo: identificar na literatura evidências sobre os impactos da pandemia no ensino remoto no aprendizado de estudantes de medicina. Material e métodos: revisão de literatura através das bases de dados Pubmed e BVS com os descritores “pandemia”, “Covid-19”, “educação médica” e “educação à distância”, durante o período de junho de 2021 a março de 2022. Resultados: o ensino remoto em ciências da saúde é possível, contudo, o contato entre os colegas é fundamental às habilidades essenciais ao médico. Ainda, transtornos mentais podem ser desencadeados pela quarentena, como ansiedade, depressão e comportamento suicida. Conclusão: o ensino remoto na pandemia reduziu o aprendizado de estudantes de Medicina quando comparado a situação de normalidade, sendo necessárias medidas de contingência para reparar essas perdas.