Última alteração: 2020-12-08
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia ANA CAROLINA LÚCIO, discente do 6° período sob supervisão do Professor Jefté Moraes Souza.
Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 60 horas e ocorreu no formato Remoto.
Objetivo do Estágio
Desenvolver o aprimoramento das relações interpessoais dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Camilo Soares, através de brincadeiras, leituras e atividades lúdicas, estimulando e fortalecendo a interação da criança e da família, contribuindo assim, para a melhoria do processo ensino-aprendizagem diante a nova modalidade vigente, Sistema Remoto.
Público alvo
Crianças de 7 a 11 anos de idade e seus intermediadores (pais/cuidadores).
Práticas, procedimentos e Intervenções
Inicialmente, foi elaborado um projeto baseado no objetivo do estágio e apresentado a Escola Estadual Coronel Camilo Soares, a qual aprovou e quis integrá-lo. Com a mediação da escola, nos foi encaminhada uma aluna e iniciamos a intervenção.
Seguidamente, foram realizadas reuniões via Zoom, com a autorização e mediação de sua mãe, na qual tivemos 3 encontros, realizados às sextas e segunda às 14:00 horas, com duração de 40 minutos. As atividades realizadas durante as reuniões, foram orientadas por um roteiro (produzido para cada encontro) com a ordem das brincadeiras e divisão do tempo, onde cada estagiária conduziu um momento. Em todas as reuniões foi solicitado a presença da mãe para autorizar a participação da criança.
Dentre as atividades propostas no roteiro, trabalhamos no primeiro encontro, realizado no dia 20 de novembro, advinhas. A menina, acompanhada de sua mãe, se mostrou interessada, participando da brincadeira com gozo. Sua mãe também se fez muito presente, auxiliando-a e participando das perguntas colocadas.
No segundo encontro, dia 23 de novembro, a pauta foi de contação de histórias. Usamos o livro de Pedro Bandeira “Fábulas Palpitadas” recontadas em versos e comentadas, e lemos a fábula “O ratinho e o leão”, “A formiga e a pomba”, “O castigo da preguiça”, “O toco de lápis” e “A mosca trabalhadeira”, a mãe da criança contribuiu ainda nos contando a fábula “A cigarra e a formiga”. Ao decorrer das leituras colocamos em questão a moral das histórias para que a criança comentasse o que havia compreendido e aprendido com cada fábula, comparando-as com situações vivenciadas na sua vida cotidiana (BANDEIRA, 2007).
No nosso terceiro e último encontro, dia 27 de novembro, a história foi contada coletivamente. Foram criadas ao decorrer da live histórias com personagens, lugar e situação escolhidas pela criança, na qual fomos moldando as histórias com situação, problemática e solução de modo que finalizasse dentro de um contexto com aprendizado (TEMPOJUNTO, 2020).
As atividades realizadas nos permitiram um contato muito caloroso, ainda que de modo virtual, com a criança e sua mãe que foram totalmente participativas, sendo notório o interesse e satisfação durante as lives. Com isso, durante as intervenções foi perceptível o quanto as brincadeiras e as atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo das crianças, para Vygotsky a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem, sendo através dessas brincadeiras que as crianças conseguem expressar seus sentimentos e emoções, favorecendo assim, seu desenvolvimento global (REGO, 2013).
Competências e habilidades
Após a análise, sobre a importância das interações e as brincadeiras no desenvolvimento, em consonância à nova e desafiadora forma de ensino remoto, focamos nossa atuação em promover um espaço para interação, visto as novas dinâmicas que esse sistema trouxe a rotina dos alunos.
Além dos alunos, nossa atuação foi direcionada à estimulação da família, que nesse contexto, de forma mais ampla, detém o papel e responsabilidade de promover dinâmicas interpessoais antes também vivenciadas de forma presencial no contexto da escola.
Diante disso, com esse estágio, ampliei meus conhecimentos teóricos acerca das brincadeiras e sua importância no desenvolvimento da criança. Em consonância, pratiquei o atendimento online, o que contribuiu significantemente como experiência para minha futura atuação profissional.
Referências bibliográficas usadas como suporte
Bandeira, P. (2007). Fábulas palpitadas: recontadas em versos e comentadas. São Paulo: Moderna.
Rego, T. C. (2013). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes Limitada.
Tempojunto. (2020). 10 brincadeiras para REUNIÕES ONLINE com as CRIANÇAS. Obtido de http://www.youtube.com/watch?v=SJwgfvamScQ.