Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Patrícia Cecília de Melo Villas Boas.
Patrícia Cecília de Melo Villas Boas, Analisa Candian Marques

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


PSICOINTERAÇÃO

 

Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Patrícia Cecília de Melo Villas Boas, discente do 10° período, sob supervisão da Professora Analisa Candian Marques. Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro, com carga horária total de 60 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Oferecer acolhimento remoto, gratuito das demandas advindas do momento de crise durante a pandemia, bem como uma promoção da saúde mental através de posts com conteúdo psicoeducativo.

Público alvo: Disponibilizado para toda comunidade da fase adolescente, adulta e idoso.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O presente estágio, por conta do momento atípico da pandemia do COVID-19 e da necessidade de prevenção do contágio ao vírus, foi pensado e desenvolvido no modelo remoto. Foi então, criado um perfil no Instagram (uma rede social com elevado índice de acessibilidade), chamado PSICOINTERAÇÃO.  A psicoeducação é realizada por meio dos conhecimentos psicológicos relevantes para o indivíduo. (CARVALHO; MALAGRIS; RANGÉ, 2019). Além disso, é uma intervenção terapêutica através das informações sistêmicas, estruturadas e didáticas sobre o transtorno e o seu tratamento, que visa preparar os pacientes e seus familiares a encarar situações e questões reais oriundas do transtorno. (MENTE SAUDÁVEL: ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL

Na página do Instagram Psico Interação foram tratados diversos temas relevantes sobre a saúde mental, bem como: explicação sobre o que é a psicoeducação, funcionamento do acolhimento, sobre o luto, das lutas das pessoas com deficiência, ansiedade, depressão, identidade de gênero, identidade sexual, transexualidade, câncer de mama (aspectos psicológicos envolvidos no diagnóstico e tratamento),  saúde do homem (importância dos cuidados e prevenção), desigualdade e sobre o racismo.

O acolhimento psicológico é uma intervenção psicológica que tem a finalidade de acolher o indivíduo em momento de sua urgência, através da escuta qualificada diante das diversas demandas. Tem por objetivo oferecer um atendimento psicológico emergencial, individual, único e de procura espontânea pelo indivíduo, podendo, diante do atendimento ocorrer encaminhamentos para profissionais de outras áreas internas ou externas (NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL).

Portanto, a finalidade da página do Instagram Psico Interação visa contribuir de uma maneira simples e descomplicada, conteúdos informativos sobre a saúde mental e também a possibilidade do acolhimento de maneira gratuita e remota.

Competências e habilidades: O presente estágio proporcionou vivenciar uma experiência nova através das mídias digitais, contribuindo para o meu desempenho acadêmico.

O estágio possibilitou colocar em prática os aprendizados desenvolvidos ao longo da trajetória acadêmica, onde foi desenvolvido as competências como: saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional e analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.

Referências bibliográficas:

CARVALHO, M. R; MALAGRIS, L. E. N; RANGÉ, B. P. Psicoeducação em Terapia Cognitivo – Comportamental. Sinopsys editora, 2019, p.350.

NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL. O que é o acolhimento psicológico. Disponível em: https://praec.ufla.br/nsm/plantao-psicologico/. Acessado em: 25 nov. 2020.

MENTE SAUDÁVEL: ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL. O que é Psicoeducação. Disponível em: https://mentesaudavel.integrativo.com.br/490-2/. Acessado em: 25 nov. 2020.